Notícias

[Setor pesqueiro] Laguna esteve representada no encontro com ministro da Pesca

Postada em 11/01/2017 às 14:35:18

Interação:

[Setor pesqueiro] Laguna esteve representada no encontro com ministro da Pesca
Ministro Blairo Maggi (primeiro à direita) com representantes da pesca de Santa Catarina. (imagem: divulgação)

Foi entregue ao ministro com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, as demandas e dificuldades enfrentadas nos últimos anos pela setor pesqueiro de Santa Catarina, inclusive de Laguna. 

O encontro ocorreu na última segunda-feira, dia 10, em Itajaí. O engenheiro de Pesca Patrick P. de Souza, atual responsável pelo setor de Pesca e Agricultura do Municipio de Laguna, por determinação do prefeito Mauro Candemil, participou da reunião. 

Também estavam presentes o superintendente federal de Agricultura de Santa Catarina, Jacir Massi; o presidente do SindPesca, Gilberto da Silva; o presidente do Sindipi, Jorge Neves e representantes do setor privado.

Entre os assuntos abordados com o ministro foram discutidos a instrução normativa que estabelece o regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) sobre a identidade e requisitos mínimos de qualidade que deve atender o peixe congelado, as questões que envolvem o descarte de peixe e a portaria MMA 445/2014.

O ministro Blairo Maggi demonstrou entendimento da importância econômica do setor pesqueiro no país, e colocou o Ministério à disposição para ajudar no desenvolvimento da atividade.

Na oportunidade, foi firmado parcerias entre a prefeitura de Laguna e o Ministério, através do superintendente Jacir Massi. 

Conforme o engenheiro Patrick de Souza "Santa Catarina é um dos maiores produtores nacionais de Pescado, e Laguna está inserida neste contexto como uma das principais cidades, tendo a pesca como atividade principal, contudo, o setor vem decaindo, necessitando atenção do setor público para alavancar esse potencial, essa é uma de nossas missões nessa administração.” 

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias