Notícias

[Cultura] Pesca com auxílio dos botos será tema de encontro

Postada em 09/02/2017 às 14:24:58

Interação:

[Cultura] Pesca com auxílio dos botos será tema de encontro
No canal que liga a Lagoa de Santo Antônio ao mar aberto, a interação desses animais com os pescadores é uma experiência única. (imagem: arquivo/Decom)

A relação entre o patrimônio cultural e o meio ambiente será o assunto da mesa redonda “Pesca com auxílio de botos”, que será realizada no dia 13 de março, às 16h, no auditório do Escritório Técnico do Iphan em Laguna. A discussão será conduzida pelo Iphan, por meio do Escritório Técnico de Laguna, e a Fundação Lagunense de Cultura.

A organização do evento entende que, como em um mosaico no qual as partes se unem para formar o todo, a preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente devem ser trabalhadas de forma indissociável, visando a manutenção e perpetuação da pesca com auxílio de botos, como é tradição na região de Laguna.

No canal que liga a Lagoa de Santo Antônio ao mar aberto, a interação desses animais com os pescadores é uma experiência única. Ao perceberem a presença dos cardumes, os botos os cercam e os empurram em direção às redes dos pescadores, de modo que os peixes que fogem da rede se tornam alimento dos botos, em uma relação saudável de troca e cooperação.

A mesa redonda está aberta para toda a comunidade e contará com a participação de representantes de órgãos de patrimônio cultural e de meio ambiente.

Educação e pesca artesanal

Em julho de 2016, foram lançados o documentário e o livro Educar, documentar e valorizar para preservar – Pesca Artesanal com auxílio dos Botos em Laguna. O projeto foi realizado pela Fundação Lagunense de Cultura, com recursos do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI) do Ministério da Cultura.

Após o lançamento do livro, os pescadores solicitaram ao Iphan orientações sobre o Registro e sobre as políticas para o Patrimônio Imaterial. A partir dessa demanda, o Escritório Técnico do Iphan em Laguna realizou algumas reuniões e rodas de conversas sobre o assunto. O evento do dia 13 é mais um desdobramento desses encontros, e visa esclarecer questões relacionadas com o meio ambiente e o patrimônio cultural lagunense.

Fonte: Iphan/Comunicação

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias