Notícias

[Meio Ambiente] Reunião discute melhorias para a pesca artesanal

Postada em 10/03/2017 às 15:05:51

Interação:

[Meio Ambiente] Reunião discute melhorias para a pesca artesanal

O departamento de Pesca e Agricultura da Prefeitura, professores da Udesc e a Associação de Pesca Amadora reuniram-se durante esta semana, para tratar sobre a pesca amadora no município, na Udesc. A ideia é organizar este tipo de pesca.

De acordo com o engenheiro Patrick de Souza, do departamento de Pesca e Agricultura frequentemente é encontrado muito lixo nas costas dos molhes, como: linha, rede, isca, entre outros. “Queremos melhorar a comunicação visual e realizar um trabalho de conscientização com placas informativas. Nestas placas vamos informar também quais são as espécies capturadas nesta região, quais as épocas que podem ser capturadas, quais os prazos de defeso de cada uma e alguma curiosidades”, relata.

Ainda dentro deste projeto, a ideia é disponibilizar, anexo a placa, uma régua, onde os pescadores amadores poderão medir os peixes que pegarem, para verificar se estão dentro da lei. 

“O intuito principal é organizar este setor”, salienta Patrick. Alguma ideias também estão sendo avaliadas, como a implantação de uma carteirinha para os pescadores amadores e a a realização de um campeonato de pesca amadora para o município. “É algo que já acontece em muitos lugares e nós identificamos que Laguna tem muito potencial”, destaca o engenheiro.

Pesca da tainha antecipada

A temporada de pesca artesanal da tainha vai começar este ano 15 dias mais cedo em Santa Catarina, dia 1º de maio. A liberação do defeso, no ano passado, foi de 15 de maio a 31 de junho. Este período, antes da liberação da pesca industrial, dá esperanças aos pescadores de pequenas redes, tarrafas e menores embarcações capturarem o peixe, anterior aos grandes barcos industriais carregados de tecnologia.  

Mais notícias