Notícias

[Educação] Produzir poesias para aprender sobre respeito e tolerância

Postada em 15/03/2017 às 14:42:38

Interação:

[Educação] Produzir poesias para aprender sobre respeito e tolerância
Durante as correções e a produção coletiva os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a escrita. (imagem:divulgação)

A professora Kelly Afonso leciona numa sala multisseriada na comunidade de Parobé, na Escola de Ensino Fundamental Índio Guimarães, perto da lagoa Santo Antônio, rodeada de verde, barulhos dos passáros e crianças alegres. Lugar inspirador para elaborar poesias. A diretora Eliane de Oliveira explica que a educadora utilizou a técnica para cativar os pequenos alunos da 3ª e 4ª séries.

Ela trabalhou as regras e a rotina da sala de aula para que os estudantes compreendam a necessidade de organização, respeito e tolerância para consigo e com o próximo. 

Primeira tarefa foi escrever e ler, que resultou na produção individual, e depois coletiva de um poema sobre os combinados que deverão ser respeitados no decorrer do ano. 

De acordo com a professora, Kelly Afonso, depois da leitura de vários poemas e interpretação oral e escrita, os alunos foram desafiados inicialmente a produzirem os combinados com frases que rimavam. 

Após a correção coletiva e melhoramento das mesmas, também de forma coletiva, juntando as frases que construíram, os estudantes produziram um poema resumindo os conhecimentos construídos durante a sequência didática. 

Durante as correções e a produção coletiva os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a escrita de algumas palavras construindo e avançando em seus conhecimentos, tanto sobre o sistema ortográfico como da estrutura e características do gênero poema.

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias