Notícias

[Meio Ambiente] Criação de Posto Avançado nos Molhes é apresentado em reunião

Postada em 15/03/2017 às 17:33:13

Interação:

[Meio Ambiente] Criação de Posto Avançado nos Molhes é apresentado em reunião
(Imagem: Marco Bocão)

Na tarde desta quarta-feira (15), o engenheiro, Patrick de Souza do departamento de Pesca e Agricultura do município se reuniu com representantes da Polícia Militar Ambiental, Marinha, Udesc, Instituto Sea Shepherd e o vereador Peterson Crippa com o objetivo de chamar atenção para os casos de morte dos botos que tem acontecido com frequência em Laguna.

De acordo com Patrick, são três os principais motivos: pesca ilegal com redes de bagre, navegação e a poluição. “Para cada item o intuito é discutir soluções. Mas, a ideia principal que estamos trazendo para esta reunião é a criação de um Posto Avançado nos Molhes, com o objetivo de fiscalizar, educar e orientar”, destacou o engenheiro.

O professor Pedro Castilho, representante da Udesc salientou que a instituição pode contribuir técnicamente com a prestação de dados. “Hoje, com relação a mortalidade da espécie, nós temos uma linha de alerta e temos feito este acompanhamento. Se for constatado a morte de mais de 10% de botos por ano, em 50 anos, a espécie vai acabar. Dentro deste dado, estamos caminhando bem, mas é necessário que se tenha atenção para a espécie”, explica o professor.

Dentre as discussões o comandante da Polícia Militar Ambiental, salientou a possiblidade de incluir os botos no Programa Protetor Ambiental. Este programa contempla adolescentes de todas as redes de ensino, que aprendem a conservar e multiplicar informações da área ambiental.

Segundo Patrick, o poder executivo pretende encabeçar um Plano de Estratégico envolvendo todos estes órgãos fiscalizadores. “A colocação de câmeras para inibição, placas como meio educativos e outras ideias serão debatidas com cada órgão dentro de suas competências para que as ações comecem a dar resultado”, salientou.

Nos próximos dias, reuniões pontuais serão realizados para dar celeridade ao desenrolar deste tema.

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias