[Segurança Pública] Abordagem é feita com orientação

Postada em 16/03/2017 às 14:49:49

[Segurança Pública] Abordagem é feita com orientação
(Imagem: GML)

Para muitas pessoas, ele são invisíveis. A sensação permanente de rejeição ronda a rotina da grande maioria. Muitos são os motivos que os levam para a rua: fuga, drogas, brigas e até mesmo falta de oportunidade. Em Laguna, a Guarda Municipal tem realizado diariamente a abordagem destes moradores de rua. O objetivo é orientá-los a procurar a ajuda.

De acordo com o inspetor da GML, Matheus Philippi, as histórias são muitas. "Cada um tem um motivo diferente para chegar ao ponto de dormir em qualquer canto. A maioria deles já estiveram presos ou tem alguma passagem criminal, desde posse de drogas a homicídio e estupro".

Segundo o inspetor, a intenção da Guarda é manter a segurança da população evitando que essas pessoas menos favorecidas ingressem com qualquer crime ao cidadão. "Uma pessoa sob efeito de substância se torna corajosa. Porém, a GML trabalha para que eles entendam qual o nosso trabalho para manter a cidade em ordem", destaca.

A secretária de Assistência Social do município, Maria de Fátima Figueiredo Duarte, salienta que o trabalho realizado com estas pessoas se dá a partir de encaminhamentos. "A Guarda Municipal leva estes cidadãos até os centros de assistência e de lá fazemos as orientações necessárias. É um trabalho complexo, pois precisamos ganhar a confiança e cada um deles reage de uma maneira”, frisa.

Fátima explica que em alguns casos, são cedidos passagens para que estas pessoas voltem aos seu locais de origem. “Oferecemos banho e comida. Mas, precisa antes de tudo que seja dá vontade da própria pessoa procurar ajuda”, salienta a secretária.

Mas atenção, nos casos de constrangimento ou serviços não autorizadas, como os de cuidadores de carros que inibem as pessoas, a orientação é entrar em contato com a Guarda para que eles realizem o procedimento correto.

“Muitas pessoas nos auxiliam neste trabalho e identificação de delitos. Agradecemos o apoio da PRF, PC, PM e Bombeiros, além de empresários e a população em geral”, destaca o inspetor da GML.