[Cultura] Sesc promove Mostra de Cinema de Animação Hayao Miyazaki

Postada em 16/03/2017 às 16:58:29

[Cultura] Sesc promove Mostra de Cinema de Animação Hayao Miyazaki

De 28 a 30 de março, o Sesc apresenta a Mostra de Cinema de Animação Hayao Miyazaki no Cineteatro Mussi em Laguna, com entrada franca.

Serão exibidas três obras-primas do cineasta, considerado um dos mestres da animação japonesa. A programação abre no dia 28 de março com “Meu Amigo Totoro”, no dia 29 de março será exibido o filme “Princesa Mononoke” e encerra no dia 30 de março com “Nausicaã do Vale do Vento".

Os ingressos gratuitos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local do evento. As sessões iniciam às 20 horas.

Hayao Miyazaki é membro fundador do “Studio Ghibli”, consagrado estúdio de animação do Japão e contribuiu fortemente para o desenvolvimento do gênero no mundo, trazendo maior profundidade e beleza. Em 2014, recebeu um Oscar Honorário pelo seu impacto no cinema – o segundo de sua carreira. Em 2003 ganhou a estatueta de Melhor Filme de Animação com “A Viagem de Chihiro”.

Em sua filmografia o diretor aborda temas recorrentes como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia, sempre com muita poesia e um efeito visual encantador. Miyazaki costuma retratar os protagonistas como pessoas fortes, independentes, e na maioria das vezes aposta na figura feminina.

“Meu amigo Totoro” (Tonari no Totoro, Japão, 1988, 86’, Studio)
Satsuki e Mei vão morar no interior para ficarem mais próximas da mãe, que está internada em um hospital. Seu novo vizinho, Totoro, é um curioso ser, cuja moradia é a árvore de cânfora ao lado da nova casa.
Classificação: Livre

“Princesa Mononoke”  (Mononoke¬hime, Japão, 1997, 134’, Studio Ghibli).
O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que o amaldiçoa. Para compreender o mal que o aflige, ele viaja para as terras de um outro clã. Nestas terras se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta e encontra a princesa Mononoke, que foi criada por lobos.
Classificação: 12 anos

“Nausicãa do Vale dos Ventos” (Kaze no tani no Naushika, Japão, 1984, 117’, Topcraft).
Após os 7 Dias de Fogo, o mundo sofre com ecossistemas tóxicos e a humanidade se encontra em frangalhos. Nausicaä, a princesa do Vale do Vento, tenta compreender o que está acontecendo com a natureza e salvar a humanidade da sua própria belicosidade.
Classificação: 12 anos

Mais informações: Sesc em Laguna (48) 3644-0152