[Cultura] Laguna participa de Congresso de Gestores Municipais e Oficina Estadual

Postada em 23/03/2017 às 14:25:35

Na foto: Raquel Rodrigues (assessora de turismo e cultura FECAM) ,Wellington Linhares Martins (FLC), Yolanda Flores e Silva (professora UNIVALI) e Márcio José Rodrigues Filho (FLC)

O Presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodrigues Filho e o Diretor do Departamento de Eventos Culturais, Wellington Linhares Martins, participaram, na última semana, do XV Congresso de Gestores Municipais e 2º Oficina Estadual de Gestores Municipais – Cultura e Turismo, em Joinville.

Na ocasião, a Secretária da Cultura de Chapecó e Presidente do Conselho de Gestores Municipais da Cultura – CONGESC, Roselaine Vinhas, frisou sobre as reuniões descentralizadas do conselho. Na mesma oportunidade, o Gestor Cultural Laguna recebeu o convite para compor a equipe. "Também fomos convidados para participar da primeira reunião do ano, a ser realizada no próximo dia 28 de março, em Tubarão", salienta Márcio.

O coordenador do Sistema Nacional de Cultura – MinC, Sérgio da Silva Abrahão também apresentou os marcos legais do sistema, o qual está amparado pelo Art. 216-A da Constituição Federal (a partir da Emenda Constitucional nº 71/2012). De acordo com o presidente, a Fundação Lagunense de Cultura já vem tomando iniciativas para estruturar os componentes do Sistema Municipal de Cultura, instituído através da Lei n.º 1.827/2015, dentre os quais, a instituição do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Durante o encontro, a pós-Doutora e Professora do Curso de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Yolanda Flores e Silva, apresentou o denominado “Projecto TASA – Tradições Ancestrais, Soluções Atuais: Uma experiência Portuguesa”, implementado em Algarve/Portugal, consistente no mapeamento das tradições locais e resgate da autoestima da região.

No encontro, os colaboradores da Fundação Lagunense de Cultura presentaram a palestrante com um exemplar do livro “Pesca Artesanal com o auxílio dos botos em Laguna”.