[Cultura] Semana Nacional dos Museus terá visita com pesquisadores, banda, coral e exposição

Postada em 10/05/2017 às 17:44:53

A construção do Paço do Conselho, onde hoje funciona o museu, foi iniciada em 1735. (imagem: Marco Bocão/Decom)

Em Laguna, a Semana Nacional de Museus irá ocorrer entre os dias 16 a 20 de maio, com atividades no Museu Histórico Anita Garibaldi. O tema deste ano será "Museus e Histórias Controversas".

Dias 16, 17, 18 e 19, das 14h às 17h, grupos escolares poderão conhecer o museu com uma visita mediada por pesquisadores. Os agendamentos podem ser realizados no 3646-2542.

Dia 18, às 18h, intitulado Dia Internacional dos Museus, terá apresentação da banda Carlos Gomes e coral Santo Antônio, na praça da República, no centro histórico.

Dia 20, às 9h30min, tem apresentação do projeto Santa AfroCatarina, com professores da Ufsc. A motivação é iniciar um debate e a mobilização de agentes, produtos da memória e cultura negra na cidade de Laguna, a partir da proposta de reflexão sobre os discursos do museu. O encontro será no Memorial Tordesilhas, na avenida Colombo Machado Salles.

O evento conta com o apoio e realização da Fundação Lagunense de Cultura.

Dia Internacional de Museus

A Semana dos Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) desenvolvem uma programação especial. Museus de todo o mundo estarão envolvidos no processo.

A programação cultural é um instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus.

Museu Histórico Anita Garibaldi

A construção do Paço do Conselho, onde hoje funciona o museu, foi iniciada em 1735. Terminada no segundo quartel do século XVIII, seu alicerce é feito de areia, barro, pedras e óleo de baleia. É dos monumentos mais velhos do sul do Brasil. Conhecido como Edifício de Câmara e Cadeia, abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo, o corpo da Guarda Municipal. Foi na Câmara que se proclamou a República Catharinense Livre e Independente (1839).

O Museu Anita Garibaldi encontra-se nesta edificação desde 31 de julho de 1949. Trata-se de um museu composto por um acervo eclético, destacando-se peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, entre outras, relacionadas à formação sócio-cultural lagunense, também objetos pertencentes ao ilustre lagunense Jerônimo Francisco Coelho, o acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo.

O prédio está localizado na rua Raulino Horn, no centro histórico, na praça da República.

Horário de atendimento: Aberto de terça-feira à domingo, sem fechar ao meio-dia, das 9h às 18h.

Texto: Jornalista Taís Sutero - MTB 1796