Notícias

[Diversidade] Grupo de Mulheres Negras promove ação de conscientização em escola

Postada em 11/05/2017 às 17:15:17

Interação:

[Diversidade] Grupo de Mulheres Negras promove ação de conscientização em escola
Os temas abordados lançaram aos alunos a curiosidade em saber ainda mais sobre o assunto, de forma a valorizar as diferenças étnicas.

Nesta semana a Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes recebeu a visita do Grupo de Mulheres Negras Professora Julia Nascimento. A ação foi dedicada ao trabalho sobre as relações étnicas estabelecidas na sociedade.

Na ocasião, o grupo explanou para a turma de alunos do 5º ano acerca da importância do negro na construção do país e os aspectos culturais, sempre na intenção de valorizar a diversidade.

Foi tratado temas como: geografia relacionada ao processo de sequestro e escravidão do negro, condições de trabalho e moradia, Lei do Sexagenário, Lei do Ventre Livre e abolição da escravatura, até os dias atuais, com destaque as Ações Afirmativas que buscam a equidade.

Os temas abordados lançaram aos alunos a curiosidade em saber ainda mais sobre o assunto, de forma a valorizar as diferenças étnicas. A Professora Dilsimar da Silva Tereza, regente da turma, afirma que “essas atividades devem fazer parte da rotina da escola, como mesmo está previsto em lei, pois uma das formas de se combater as violências motivadas pelo preconceito é valorizando a diversidade humana e sua cultura”.

Os alunos apresentaram na oportunidade, em homenagem a Professora Julia Chrispina Nascimento (1884-1947), a qual dá nome ao grupo e que foi uma das primeiras professoras negras do estado de Santa Catarina, em forma de grupo vocal, a música “Cordeiro de Nanã. A múscia conta sobre o sofrimento do negro no navio negreiro. 

Em meio a lágrimas, o grupo de mulheres dedicadas a ressaltar a cultura negra firmaram um compromisso de retorno, e através de outras abordagens trazer a tona assuntos relacionados a culinária, religiosidade, dança e arte, com apoio ao desenvolvimento de apresentações futuras do grupo vocal.

Vídeo

O vídeo gravado a partir da música cantada pelos alunos já possuem quase mil visualizações em menos de dois dias na redes sociais, fazendo com que se multiplique a ideia e orgulhe todos os participantes. Confira aqui!

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias