Notícias

[Evento] Começa nesta sexta-feira a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso

Postada em 12/05/2017 às 09:57:42

Interação:

[Evento] Começa nesta sexta-feira a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso
Sábado, dia 13, tem missa novena, ás 20h, com o Padre Leonir Steiner Becker. (imagem: Marco Bocão)

No mês de maio acontece a tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso, comemorando 79 anos de história, fé e devoção. A festa começa neste dia 12, com carreata levando a imagem de Nossa Senhora auxiliadora pelas ruas da Cidade. No sábado, dia 13, às 20h, miss novena com o padre Leonir Steiner Becker.

A festa segue até o dia 24 de maio. 

A capela de Nossa Senhora Auxiliadora, hoje paróquia, nasceu do empenho de senhoras que por volta de 1936, realizavam a catequese para crianças da comunidade da Roseta. 

Hoje o bairro é um dos mais populosos de Laguna ultrapassando quatro mil moradores, segundo dados do IBGE.

História da igreja

O antigo Morro da Roseta, era uma pequena povoação bem próxima do centro da cidade de Laguna, formada por pequenas casas de madeira, não mais de dez. Lares de alguns pescadores e operários que viviam com suas famílias.

A doutrina cristã era ensinada por dona Tomázia Izaltina de Souza, que reunia as crianças todos os dias em sua casa para catequizá-las. O grupo de crianças foi crescendo cada vez mais, e outras catequistas vieram ajudá-la, Nayl Ulysséa e Maria Cabreira.

As três catequistas foram percebendo que havia necessidade de conseguir uma casa para abrigar as crianças da localidade e evangelizá-las. 

Procuraram o Padre Bernardo Philippi, então vigário da Paróquia Santo Antônio, que autenticou uma lista para conseguir ajuda em forma de donativos dos moradores e comerciantes católicos.

Com o dinheiro adquirido, 15 mil réis, em moeda da época, compraram uma casa para ser a primeira capela do bairro. Com o novo espaço, elas procuraram o Padre Bernardo Philippi. 

Ele atendeu-as lembrando que no forro da Igreja Matriz, havia uma imagem de Nossa Senhora, muito antiga e necessitando de reparos. 

Doou a imagem e Nayl Ulysséia restaurou a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que veio a ser a padroeira de uma comunidade que necessitava de auxílios, tanto materiais, como espirituais.

Em novembro de 1938, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi trasladada, em enorme festividade e pompa, da residência de senhor Saul Ulysséia, situada hoje na Praça República Juliana, em um andor, acompanhada por centenas de fiéis e com acordes sacros da banda musical União dos Artistas.

No dia quatro de dezembro do mesmo ano, em clima natalino foi realizada a primeira missa na capelinha de Nossa Senhora Auxiliadora pelo Pe. Bernardo Philippi.

Dois anos após, em maio de 1940, foi realizado a primeira festa oficial de Nossa Senhora Auxiliadora.

Nesta oportunidade aconteceu a missa de primeira comunhão de 26 crianças preparadas pelas catequistas Tomázia Izaltina de Souza e irmã Ismália, diretora do colégio Stella Maris. 

A cada ano que passa a festa de Nossa Senhora Auxiliadora ganha mais devotos e se torna muito frequentada, inclusive recebendo fiéis de outras comunidades, tonando-se assim, uma das maiores festas religiosas da região. 

Fonte: Blog do Valmir - Laguna; http://laguna-ontemehoje.blogspot.com.br/

Livros: Nossa Senhora Auxiliadora, (Maio 2006, Bairro Progresso - Laguna SC).

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora de 12 a 24 de Maio de 2017

PROGRAMAÇÃO

12/05 – Sexta-Feira:

21h  – Carreata com a imagem de Nossa Senhora auxiliadora pelas ruas da Cidade.

13/05 – Sábado:

20h – Missa novena com o Padre Leonir Steiner Becker e participação dos Festeiros/2016. Canto: Família Preus. Após a Missa serviços de Barracas, Pescaria e muito mais.

14/05 – Domingo:

9h – Passeio Ciclístico pelas ruas da cidade (venda de camisetas na secretaria da igreja.

20h – Missa Novena com o Pe. Carlos Wek com a participação da catequese, coroinhas e crianças da comunidade. Cantos: Coral Infantil Pequeno Gigante. Após a Missa serviçoes de Barracas, Pescaria e muito mais.

15/05 – Segunda-Feira:

20h – Missa Novena celebrada pelo Bispo D. João Francisco Salm com a participação dos movimentos de irmãos de nossa cidade. Canto: Grupo de Movimentos.

16/05 – Terça-Feira:

20h – Missa Novena com o Pe. Jeferson com a participação do Apostolado da Oração e Missionárias da Mãe Peregrina. Cantos: Ministério da Arca da Aliança.

17/05 – Quarta-Feira:

20h – Missa Novena com o Pe. Auricélio Costa, e convidados o Terço dos Homens de nossa paróquia. Canto e Liturgia: Terço dos Homens do Bairro Progresso. Após a Missa serviços de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.

22h – Bingão de Prêmios.

18/08 – Quinta-Feira:

20h – Missa Novena com o Pe. Marcos Herdt e participação dos Ministros Extraordinários da Comunhão. Cantos: Ministério Unidos do Bairro Progresso. Após a Missa serviços de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.

19/05 – Sexta-Feira:

20h – Missa Novena com o Pe. Itamar Faisca com a participação do Apostolado da Oração da paróquia. Cantos: Grupo Vozes em Movimento. Após a Missa serviços de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.

22h – Bingão de Prêmios.

20/05 – Sábado:

18h30min – Transladação com a Imagem de Nossa Senhora saindo da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos na chegada Missa Novena com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo. Canto: Ministério do Testamento.

22h – Show Católico com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo

21/05 – Domingo:

12h – Tradicional Almoço Festivo no Salão da Igreja.

17h30min – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora auxiliadora, na chegada Missa Novena celebrada pelo Pe. Silvino Hoepers, com a nominata dos festeiros 2018. Cantos: Irmandade de Santo Antônio. Após a Missa serviçoes de Barracas, Churrasco, Pescaria e muito mais.

24/05 – Quarta-Feira:

12h – Queima de Fogos e repique dos sinos pela passagem do dia de Nossa Senhora auxiliadora.

20h– Missa Novena com o Pe. Thiago da Silva Thomaz em comemoração ao dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Convidados: Grupo de Oração, Apostololados, Movimento, demais Pastorais e a comunidade em geral. Canto: Portal da Fé.

Texto: Taís Sutero - MTB 1796

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias