Notícias

[Educação] Crianças encantadas com as histórias que podem encontrar na biblioteca

Postada em 15/05/2017 às 15:34:43

Interação:

[Educação] Crianças encantadas com as histórias que podem encontrar na biblioteca
Crianças do CEI Professora Laureni Vieira já passaram pelo Bibliotecando. (imagem: divulgação)

Duas vezes por semana, no mês de maio, crianças entre 3 a 5 anos, da rede municipal de ensino irão visitar a biblioteca para ouvir histórias, brincar com brinquedos pedagógicos construídos com material reciclado e, principalmente, conhecer a biblioteca, abrir páginas de livros, tirar da prateiras sentar no chão e viajar. Nesta semana, será a vez dos alunos do Centro de Educação Pequeno Cisne e Padre Augustinho. No total 468 crianças irão participar do Bibliotecando.  

Os futuros leitores estarão todas as terças e sextas-feiras na biblioteca pública, envolvidos por um circuito de contação de histórias. Parceria dos funcionários da biblioteca com a Secretaria de Educação, através do departamento de educação infantil.

Nesta etapa eles estão ouvindo a narrativa das histórias com a bibliotecária Kátia Regina e Aldabanir Jerônimo.  

No decorrer do mês, outros alunos dos centros de educação infantil serão integrados no projeto. O transporte dos pequenos ficará com responsabilidade da Secretaria de Educação, através da frota de atendimento escolar. 

Cuidar dos livros

As crianças através de brincadeiras aprenderão como manusear um livro para não "machucá-los" e como deixar eles felizes. folheando e conversando com eles. 

Com brinquedos de garradas pets, confeccionados por reeducandos que realizam atividades na biblioeteca, as crianças estão conhecendo o boliche, puxa-puxa e lançamentos de argolas, brincadeiras comuns antes da chegada dos vídeo-games.

Segundo especialistas mergulhar em histórias, sejam elas de ficção ou não, é parte importante do desenvolvimento infantil e pode trazer uma série de benefícios. Estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, são alguns dos atributos.

A biblioteca pública tem vários livros infantis para os pequenos de diferentes idades. 

Fica aberta das 7h às 18h, está localizada no centro histórico, na rua Voluntário Fermiano. 

Agenda

16..05.17

Matutino e vespertino: CEI Pequeno Cisne CAIC

19.05.17

Matutino e vespertino: CEI Padre Agustinho

23.05.17

Matutino e vespertino: CEI Pequeno Príncipe

26.05.17

Matutino e vespertino: CEI Pequeno Príncipe

30.05.17

Vespertino: CEI Progresso

31.05.17

Vespertino: CEI Progresso

Texto: Taís Sutero - jornalista MTB 1796

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias