Notícias

[Evento] Programação Festa de São Pedro no Farol de Santa Marta

Postada em 14/06/2017 às 18:00:21

Interação:

[Evento] Programação Festa de São Pedro no Farol de Santa Marta
(Imagem: Decom)

Localidades pesqueiras da região de Laguna iniciam a partir do dia 21 de junho, as comemorações em homenagem ao protetor dos trabalhadores do mar, o São Pedro.
No Farol de Santa Marta segue programação:

21/06 (quarta-feira) 
19 horas: Missa de Abertura com Padre Avelino de Jaguaruna

22/06 (quinta-feira) 
19 horas: Missa Celebrada pelo Padre Carlos Herique com Participação Grupo de Canto Amigo de Cristo de Tubarao

23/06 (sexta-feira) 
19 horas: Missa Celebrada pelo Padre Antonio de Jaguaruna Participação Grupo de irmão de Laguna 

24/06 (sábado)
19 horas: Transladação da Imagem saindo da Praia do Cardoso acompanhado com carro de som. Após Celebração com Participação da Renovação Carísmatica Laguna
23 horas: Baile Festa com Ronaldo Pinheiro e Banda

25/06 (domingo) 
10 horas: Missa Festiva com Padre Nicolau com Participação Coral Infantil Cantos dos Anjos Farol
12 horas: Almoço Festivo
15 horas: Procissão e encerramento da festa 

São Pedro Apóstolo

Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa.  

Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum. Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. 

No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que siginificava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de mudar-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra. 

Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.  

Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. 

Foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. 

Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indígno de morrer na mesma posição de Cristo. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de junho, um dia de importantes manifestações folclóricas por todo território brasileiro.

Mais notícias