Notícias

[Social] Projeto "Trocando Experiências" promoverá intercâmbio entre grupos organizados

Postada em 28/06/2017 às 16:38:05

Interação:

[Social] Projeto

Os participantes dos Grupos Organizados de Mulheres e Idosos do município terão uma experiência diferente nesta quinta-feira (29). A Prefeitura de Laguna, por meio da Fundação Irmã Vera, realiza uma integração entre os grupos da região da Barranceira. O encontro acontecerá a partir das 13h30, na sede do Grupo de Terceira Idade Renascer, localizada na Rua Marcelina André.

A ação faz parte do projeto "Trocando Experiências" e traz como proposta promover encontros entre os grupos e possibilitar a troca de conhecimento e a confraternização entre os integrantes.  

O projeto funciona como um intercâmbio, onde os grupos visitarão o outro durante uma tarde. Dinâmicas, orientações, apresentações musicais e/ou artísticas, mostra de artesanatos e a troca de experiências de trabalho farão parte das confraternizações.

Um calendário de encontros foi montado e a proposta será reunir uma vez por mês, os grupos de localidades próximas para o “encontrão”, que varia entre 4 até 10 grupos por vez, dependendo do número de participantes.

O Presidente da Fundação Irmã Vera, Valmor Pacher, conta que são esperadas nesse 1º encontro, cerca de 100 pessoas, vindas de 6 Grupos Organizados. “Nosso objetivo é fazer essa interação entre os grupos. Nossa equipe tem realizado visitas nos grupos dessa região, e isso tem sido um pedido constante. Essa aproximação é muito importante, tanto para essas integrantes, quanto para o município”.

O 1º intercâmbio reunirá os seguintes grupos e respectivos bairros: Grupo de Mulheres Novo Florescer (Nova Fazenda), Grupo de Idosos Experiência do Ontem (Estreito), Grupo de Mulheres Unidas Venceremos (Bentos), Grupo de Idosos Renascer (Barranceira), Grupo de Mulheres Estrela Guia (Barranceira) e Grupo de Mulheres Vida Nova (Barranceira).

Cada grupo participante será contemplado no dia com um brinde, buscando incentivá-los na realização de sorteios e afins.

O Serviço Social do Comércio (SESC) será parceiro da ação através do projeto “Ponto de Encontro”, com o desenvolvimento de encontros mensais nas comunidades, onde as integrantes dos grupos poderão adquirir e ampliar conhecimentos sobre temas diversos, fazendo delas multiplicadoras dos aprendizados dentro de seus respectivos bairros.

Programa Ação Comunitária

A Fundação Irmã Vera conta atualmente com 51 Grupos Organizados cadastrados na instituição. Estes reúnem-se semanalmente em suas comunidades e realizam atividades recreativas, trabalhos artesanais, organizam viagens, dentre outras. 

Esses grupos propiciam condições para que as pessoas tenham uma vida social ativa e muitas vezes produtiva, sendo como uma forma de minimizar a solidão, estimular o contato social e a descoberta de novas aptidões.

A Fundação Irmã Vera e o SESC visam incentivar o processo de mobilização e participação comunitária dos mesmos, mediante a integração destes indivíduos enquanto cidadãos atuantes em suas comunidades.

Mais notícias