[Extensão] Laguna recebe nesta quarta-feira (12) o Núcleo Rondon da Udesc

Postada em 11/07/2017 às 18:30:18

[Extensão] Laguna recebe nesta quarta-feira (12) o Núcleo Rondon da Udesc
(Imagem: Assessoria Udesc)

O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está prestes a iniciar a Operação Caminhos do Sul em 22 municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Criciúma, Tubarão e Laguna.

A abertura das atividades ocorrerá nesta quarta-feira (12), no Cine Teatro Mussi com a presença do vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e do secretário-executivo regional de Laguna, Luiz Felipe Remor, prefeito de Laguna, Mauro Candemil, além dos mais de 300 participantes (acadêmicos e servidores).

Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc - Caminhos do Sul contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.

Atuação do NER

Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8029 e 3664-8143, das 13h às 19h, e pelo e-mail projrondon09@gmail.com.