[Núcleo Extensionista] Rondonistas são recepcionados em Laguna

Postada em 12/07/2017 às 19:04:40

[Núcleo Extensionista] Rondonistas são recepcionados em Laguna
Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária. (Imagem: Marco Bocão)

O Centro Histório de Laguna ficou alaranjado na manhã desta quarta-feira (12). Desembarcaram na cidade cerca de 300 pessoas, dentre acadêmicos e monitores participantes do Núcleo Extensionista Rondon - Udesc para a Operação Caminhos do Sul!

Na chegada, os rondonistas caminharam pelos principais pontos turísticos localizados no Centro Histórico para ter um primeiro contato com a cidade. Para recepcioná-los, os organizadores prepararam uma tarde cultural no Teatro Cine Mussi, com apresentações de Boi de Mamão e a Dança da Maricota encenados por alunos da E.E.B. Ponta das Laranjeiras.

A quase enfermeira Thamara Regina Gallon veio de Chapecó e está em sua terceira operação. "Eu gosto muito do contato com as pessoas que o NER proporciona. O fato de se adaptar a cada região e situação, conhecer costumes e crenças. São experiências que não encontramos em outro lugar", frisa a estudantes que nesta Operação vai para São Ludgero.  Na 10ª fase do curso de Enfermagem da Udesc, Thamara já participou em 2014 da Operação Grande Oeste, na cidade de São Carlos e em 2016 da Operação Alto Vale, na cidade de Ituporanga. "Achei Laguna linda, tenho certeza que os rondonistas que forem ficar por aqui vão aproveitar tudo o que a cidade proporciona", salienta.

Na solenidade, o coordenador do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, Alfredo Balduíno Santos enfatizou que se sente honrado em receber os rondonistas em Laguna. "Eu fico extremamente encantado com a beleza de Laguna. Hoje, observei lá no Morro da Glória esse bando de malucos vestidos de laranja e refleti sobre o papel da universidade, que é a extensão. Trazer para a prática o que aprendemos de forma leve. Estou feliz por hoje estarmos aqui", salientou.

O prefeito Mauro Candemil também destacou a importância destas ações para Laguna. "Estamos felizes em receber vocês aqui hoje, esperamos que os acadêmicos que vão ficar por aqui se sintam acolhidos e façam um belo trabalho em Laguna", frisou. Todo o apoio na parte de alimentação ao grupo está garantido pela Prefeitura de Laguna.

Estiveram presentes no ato os prefeitos das cidades assistidas, além de representantes da Udesc, ADR, dentre outras autoridades.

Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

O NER

O Núcleo Extensionista Rondon tem como objetivo envolver a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem estar da população.

O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc - Caminhos do Sul contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.

Fabiana Pangrácio
Jornalista - SC 3895 JP