[Fiscalização] Programa vai combater ligações clandestinas de esgoto

Postada em 04/08/2017 às 16:41:00

[Fiscalização] Programa vai combater ligações clandestinas de esgoto
Representante da empresa vencedora da licitação assinou contrato no gabinete do prefeito Mauro Candemil. (imagem: Decom)

Com o objetivo de acabar com as ligações clandestinas na rede de esgoto e combater práticas como o uso de fossas ou despejo sem tratamento no mar e lagoas, o Programa "Se Liga na Rede" irá notificar proprietários de imóveis para que liguem suas casas à rede de esgotos da cidade. A ação é um convênio entre Laguna e Casan.

O convênio com a Casan previa R$ 47.000,00 para a fiscalização de 700 pontos. Porém, com o processo licitatório que primou pela eficiência e economicidade, com os mesmos R$ 47.000,00 a Prefeitura Municipal de Laguna conseguirá fiscalizar 2.000 pontos e o contrato fora assinado hoje.

A empresa vencedora do processo licitatório foi a Restelo Construções e Consultoria.
Os trabalhos de campo serão realizados no bairro Mar Grosso e devem iniciar em 30 dias, com previsão de término para dezembro.

“O programa reforça a parceria entre a Empresa e a Prefeitura e a fiscalização dos esgotos irregulares ”, destaca o prefeito Mauro Vargas Candemil.

Evite o uso impróprio da rede de esgotos:

:: Não despeje óleo de cozinha ou gorduras de alimentos na rede de esgoto. A ao se resfriar, a gordura torna-se sólida e forma blocos que entopem as tubulações.

:: Limpe a caixa de gordura ao menos uma vez por semana. A gordura retirada deve ser ensacada e colocada no lixo.

:: A rede de esgotos não foi projetada para receber as águas da chuva. Se houver ligação da rede pluvial à rede, o sistema pode transbordar, causando contaminação, mau cheiro, poluição de mananciais e praias.