[Evento] Escola Bolshoi realiza pré-seleção de novos bailarinos em Laguna

Postada em 24/08/2017 às 15:12:46

[Evento] Escola Bolshoi realiza pré-seleção de novos bailarinos em Laguna
Pré-seleção movimenta as cidades por onde passa.(imagem:divulgação)

Em 20 cidades brasileiras, a Escola de Teatro Bolshoi busca novos talentos. Em Laguna, a pré-seleção ocorre dia 16 de setembro.

Os candidatos interessados na arte da dança devem fazer a inscrição no site http://escolabolshoi.com.br/selecao/pre-selecao-em-lagunasc/

O evento ocorre na escola de dança Studio Voga, em turnos na manhã e tarde, na rua Jorge Lacerda, centro, nos fundos da Udesc, proximidades da rodoviária.

O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776 em Moscou, hoje é referência mundial na qualidade artística e na produção cultural.

Crianças nascidas entre 2002 e 2008 farão testes de aptidão física. Já os nascidos entre 1999 e 2001 precisam ter conhecimentos de balé para uma aula.

Três professores da escola russa estarão observando os candidatos, divididos em turmas serão chamados para o teste. Na pré-seleção deverá ter participação de crianças e adolescentes de várias cidades catarinenses. Na região sul, Laguna será a única cidade escolhida para a pré-seleção.

Normalmente, as seleções ocorrem em Joinville, sede da escola. Entretanto, a pré-seleção poderá facilitar a participação de candidatos, que não precisam se descolar até o norte do Estado.

Os selecionados na primeira etapa terão de fazer a última seleção em Joinville, no mês de outubro.

O professor Dejair Borges, proprietário do Stúdio Voga, ex-aluno da Escola Bolshoi, entrou em contato com os antigos professores para incluir Laguna na programação. A cidade tem vocação artística para a dança, com participação de festivais com premiação internacional. Somente no Stúdio Voga mais de 70 pessoas praticam aulas de diversos tipos de dança.

Filial brasileira

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. É a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.

Proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.

Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos.

A Escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville e é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura, municipais, estaduais e federais.