[Saúde] Município poderá realizar tratamento odontológico de pacientes especiais no Hospital de Laguna

Postada em 05/09/2017 às 12:16:27

O Coordenador Estadual de Saúde Bucal, Nestor Antônio Schimdt, se reuniu nesta terça-feira (5) com a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Olivier, a Diretora do Hospital de Laguna, Regina Ramos, e a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO do município, Amanda Domingos.

O objetivo do encontro é iniciar o tratamento odontológico de pacientes especiais no hospital de Laguna. Este tipo de atendimento a pacientes especiais precisa ser realizado no hospital quando há necessidade de anestesia e centro cirúrgico.

São procedimentos já realizados pela atenção básica, mas que não conseguem ser feitos no CEO do município.

O processo para receber esse tratamento deve seguir o mesmo critério dos outros. Primeiro o usuário passa por uma triagem na unidade de saúde, é encaminhado para o CEO e se houver necessidade segue para este procedimento no hospital.

Esse tipo de atendimento especializado recebe aporte financeiro regulamentado por uma portaria do Ministério da Saúde (nº 1032, 5 de maio 2010) e já é realizado em algumas cidades do estado.

O tema segue para aprovação na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde.