Notícias

[Irmã Vera] Grupo da Barranceira participa de curso sobre manipulação de alimentos

Postada em 05/09/2017 às 13:53:43

Interação:

[Irmã Vera] Grupo da Barranceira participa de curso sobre manipulação de alimentos

Na última semana, o Grupo de Terceira de Idade da Barranceira participou de um curso sobre boas práticas de manipulação de alimentos, ministrado pela engenheira de alimentos e instrutora do Senar Patrícia Ambros Gomes. 

O curso foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina – Senar/SC, em parceria com a Prefeitura de Laguna, através da Fundação Irmã Vera e teve a carga horária de 16h, através de aulas teóricas e práticas nos dias 28 e 29 de agosto.

Durante o curso foram apresentados temas como higiene pessoal, métodos de higienização e doenças transmitidas por alimentos, instalações físicas adequadas para manipular alimentos, técnicas corretas para a conservação e armazenamento dos alimentos, e uma noção básica de microbiologia, abrangendo os principais microrganismos responsáveis pela contaminação dos alimentos.

Para abordar de forma prática sobre o quanto falhamos ao higienizarmos as mãos, a instrutora realizou uma dinâmica, onde vendou algumas participantes e utilizou tinta colorida no lugar do detergente. “Com isso, conseguimos verificar os pontos falhos, onde a tinta não cobriu as mãos”, disse Patrícia.

O objetivo desta atividade de formação foi de orientar, informar e capacitar esse grupo que é conhecido na região por receber visitantes de várias localidades em sua sede para confraternização, onde oferecem almoço e/ou café.

Para a coordenação dos Grupos Organizados da Fundação Irmã Vera, o curso possibilitou às mulheres obterem mais conhecimento e técnicas sobre a manipulação dos alimentos, melhorando assim a qualidade no trabalho. 

“Esse treinamento é muito importante e obrigatório por lei, de acordo com a Anvisa Port. 326/1997 e RDC 216/2004, onde o manipulador toma conhecimento da importância da correta manipulação, para assim evitarmos as toxinfecções alimentares”, ressaltou Patrícia.

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias