Notícias

[Turismo] Rota da Baleia Franca inicia preparativos para a 2ª edição do Festival Gastronômico

Postada em 08/09/2017 às 09:02:19

Interação:

[Turismo] Rota da Baleia Franca inicia preparativos para a 2ª edição do Festival Gastronômico
Foto: divulgação

A temporada da baleia franca no Litoral Sul catarinense teve início em julho e segue até novembro. Durante este período, os municípios que fazem parte da chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – Garopaba, Imbituba e Laguna – preparam diversas atrações para aproximar turistas e demais interessados por estes gigantes do mar. Um destes atrativos é a segunda edição do Festival Gastronômico Rota da Baleia Franca, marcado para acontecer de 14 de setembro a 8 de outubro.

O evento é uma realização do Sebrae/SC – idealizador da RBF – e das prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. De acordo com a analista do Sebrae/SC e gestora da Rota, Juliana Baldessar Ghizzo, 35 restaurantes das três cidades participarão do Festival.

“O diferencial durante o evento é que os restaurantes participantes deverão apresentar o seu prato do Festival e ele deve conter um ingrediente local. Cada restaurante desenvolveu o seu prato, eles tiveram auxílio de uma consultora do Sebrae, então ficou uma proposta bem bacana para apresentar ao público local e visitante”, destaca Juliana.

Os pratos promovidos especialmente para o evento serão comercializados no valor fixo de R$ 39,90. Os restaurantes participantes poderão ser identificados por um banner do Festival. Um guia com informações sobre os estabelecimentos e os pratos pode ser acessado no site www.rotabaleiafranca.com.br e nas redes sociais Facebook e Instagram: Rota da Baleia Franca.

Trata-se de um projeto de fortalecimento do turismo de observação de baleias no Litoral catarinense com cunho gastronômico cultural, cujos objetivos são a integração do setor, a valorização de ingredientes locais e a promoção da cultura da região. “O evento também prioriza a sustentabilidade e a responsabilidade social, valorizando os chef’s e seus pratos na divulgação dos restaurantes”, afirma uma das organizadoras do Festival, Bianca Antonini.

Além de promover as empresas de alimentação fora do lar que integram a RBF, o evento ainda gera fluxo de turistas nesta época do ano – considerada de baixa temporada, mas que possui um potencial econômico graças ao turismo de observação de baleias – e colabora para o ganho de receita das empresas.

Lançamento oficial

Na véspera do evento, no próximo dia 13, acontece o lançamento oficial do Festival Gastronômico Rota da Baleia Franca. A cerimônia será no restaurante Zanoni, em Garopaba, das 20 horas às 23 horas, e haverá degustação de pratos dos restaurantes participantes.

Fonte:

Nazario & Bortot Comunicação

Assessoria de Imprensa Sebrae/SC CR Sul

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias