Notícias

[Mutirão] Plástico é o lixo mais encontrado na Praia do Mar Grosso

Postada em 25/09/2017 às 10:44:20

Interação:

[Mutirão] Plástico é o lixo mais encontrado na Praia do Mar Grosso

O domingo de chuva não espantou a boa vontade de quem foi ao mutirão de limpeza da Praia do Mar Grosso, em Laguna. O grupo formado por voluntários moradores da cidade e um reforço especial dos Protetores Ambientais de Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão, percorreu o trecho entre os Molhes da Barra e a Praça do Vila, uma extensão de aproximadamente um quilômetro.

Foram recolhidos cerca de 20 sacos de lixo de 100 litros somado a materiais grandes como pallets de madeira e porta de geladeira. Ao todo somou mais de 200 quilos de lixo.

Plásticos (copos, garrafas e sacolas) e microplásticos pedaços pequenos de plásticos) somam a maior quantidade de lixo recolhido no mutirão. Não é a toa que esse ano foi escolhido pela ONU Meio Ambiente para lançar a campanha Mares Limpos. Segundo a organização, até 2050, se nada for feito, os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Em alto mar os plásticos e microplásticos são os principais causadores da morte de tartarugas, por ingestão destes materiais.

Tampinhas plásticas de garrafa foram o segundo tipo de lixo mais encontrado na faixa de areia e dunas, seguido de cordas usadas na pesca, latinhas e garrafas (de plástico e vidro). Pedaços de rede de pesca também foram encontrados em todo trecho, sendo duas redes inteiras.

Pinguins e golfinhos costumam ser presas fáceis de redes de pesca descartadas em alto mar.

O mutirão de limpeza da Praia do Mar Grosso foi organizado pelo Lagunambiental e Atlântico Sul Hotel, com apoio do Rotary Club de Laguna, Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Polícia Ambiental e Associação de Surfe de Laguna.

Fonte: www.lagunambiental.com.br

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias