Notícias

[Saúde] Hospital de Laguna realizará teste da linguinha em recém-nascidos

Postada em 04/10/2017 às 12:03:15

Interação:

[Saúde] Hospital de Laguna realizará teste da linguinha em recém-nascidos

O Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos inciará a realização do teste da linguinha em bebês recém-nascidos na maternidade. O exame será realizada por uma dentista do município.

O objetivo é diagnosticar problemas no frênulo da língua em bebês, conhecido como anquiloglossia, devido a interferência na amamentação.

Se diagnosticado o problema, os bebês devem passar por uma cirurgia simples, mas deve ser realizada logo no início, no próprio hospital.

No início do mês o coordenador estadual de saúde bucal do estado, Nestor Antônio Schimdt, esteve em Laguna num encontro com a diretoria do hospital e secretaria municipal de saúde para atendimento odontológico de pacientes especiais no hospital de laguna. Casos diagnosticados no teste da linguinha em bebês recém-nascidos seriam uma das situações em que a cirurgia odontológica deverá ser realizada no hospital.

O que é anquiloglossia?

Anquiloglossia é uma condição congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso/delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

Crescimento da amamentação no Brasil

No Brasil, desde a instituição do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno em 1981, várias ações vêm sendo implementadas com o intuito de proteger, promover e apoiar a prática do aleitamento materno (AM) no País.

A amamentação exclusiva de 0-6 meses passou de 3% na década de 1980 (PNDS-1986) para 41% (II Pesquisa de Prevalência do Aleitamento Materno nas capitais brasileiras e Distrito Federal-2008).

Mais notícias