[10 de outubro] Dia da Guarda Municipal é comemorado nesta terça-feira

Postada em 10/10/2017 às 15:57:21

[10 de outubro] Dia da Guarda Municipal é comemorado nesta terça-feira
A GM de Laguna conta com 13 agentes públicos concursados e duas viaturas.

Você sabia que a guarda municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar a instituição de controle social ostensivo para proteger os bens, serviços e instalações dos municípios. As corporações apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no país.

Lembrando o trabalho destes profissionais, nesta terça-feira (10) comemora-se o dia Nacional da Guarda Municipal. Data instituida em 2009 e sancionada pela Lei 12.066. Em Laguna, a instituição ganhou notoriedade pela atuação ao longo dos anos por meio de ações preventivas de fiscalização no trânsito e de proteção da população.

Os guardas tem como princípio atuar em prol da proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;  preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;  patrulhamento preventivo;  compromisso com a evolução social da comunidade e uso progressivo da força. Além de proteger os bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município.

Atualmente, a GM de Laguna conta com 13 agentes públicos concursados e duas viaturas. Sua sede está localizada anexo ao Laguna Tourist Hotel, no Laguna Internacional na Praia do Gi.