[Evento] Laguna recebe última etapa do Circuito Sesc de Música

Postada em 16/10/2017 às 12:50:59

[Evento] Laguna recebe última etapa do Circuito Sesc de Música

A última etapa do Circuito Sesc de Música 2017 acontece em Criciúma (16 a 18/10), Tubarão (17 a 19/10), Laguna (18 a 20/10), Palhoça (19 a 21/10) e Florianópolis (20 a 22/10). São três dias consecutivos de programação em cada município, com apresentações gratuitas dos shows selecionados para o projeto e bate-papo com os artistas. Circulam o Estado os shows “Raiz Forte”, da premiada Ana Paula da Silva, de Joinville e “Miragem - Performance de Música Eletrônica Orgânica”, de Diogo de Haro, de Florianópolis.

No primeiro dia do evento em cada cidade haverá um show de abertura com uma banda da região, para dar mais espaço e visibilidade aos grupos locais. Em Laguna, a abertura será com o show "Samambaia", do músico e poeta Vanildo Machado.

O circuito iniciou pelo Oeste em junho e fecha neste mês com 24 cidades catarinenses atendidas. Em julho passou pela Serra, em agosto circulou pelo Norte, em setembro passou pelo Vale do Itajaí e Litoral Norte e encerra neste mês em cidades do Sul e Grande Florianópolis.

As programações detalhadas podem ser consultadas em: https://www.sesc-sc.com.br/projeto/9.

Em 2017, o Circuito Sesc de Música completa 15 anos, mapeando o que há de melhor e mais contemporâneo nesta linguagem em Santa Catarina e permanece como único projeto que promove a circulação e difusão de compositores e grupos musicais pelo interior de Santa Catarina. Com este projeto, o Sesc identifica sonoridades, incentiva artistas e promove o acesso da população a shows e concertos que dificilmente chegariam às localidades atendidas. Neste ano, a seleção ocorreu via a Plataforma IDCult/Sesc, que recebeu um grande número de propostas culturais, entre os meses de outubro e novembro de 2016.

Bandas locais:

Show “Samambaia”, com Vanildo Machado (Laguna – 18/10)

Vanildo Machado é músico e poeta. No show “Samambaia”, que possui participação da cantora Giselle Paes, Vanildo faz uma apresentação intimista, com música autoral e poesias que falam sobre a cidade de Laguna, sua população e sua relação com o meio ambiente.

Cronograma 5ª e última etapa Circuito Sesc de Música:

Apresentações gratuitas!

Laguna

18/10, às 20h, no Cine Teatro Mussi: Vanildo Machado

19/10, às 20h, no Cine Teatro Mussi: Raiz Forte

20/10, às 20h, no Cine Teatro Mussi: Miragem

Sobre os shows selecionados:

A compositora e intérprete joinvilense, Ana Paula da Silva, que recebeu recentemente o troféu de Melhor Cantora, na categoria Regional, no 28ª Prêmio da Música Brasileira, apresenta o show “Raiz Forte”, homônimo ao seu 6º álbum. Ela traduz a força do canto, da composição e faz um mergulho profundo em seus 20 anos de carreira. Madura, ela mostra seu lugar, sua poesia, sua terra natal, seus ancestrais, tudo envolvido pelas águas catarinas, seu violão sua voz e sua raiz. O álbum “Raiz Forte” apresenta composições próprias, algumas parcerias e duas músicas do compositor e violonista Chico Saraiva com seus parceiros Juliano Holanda e Kiko Dinucci, finalizando com um arranjo pra lá de sensível e especial para a música “Casamiento de Negros”, de Violeta Parra (Chile). Uma obra delicada com identidade, com vários arranjos desenvolvidos em costura com a voz e o violão. (Classificação Livre)

Após a apresentação Ana Paula participa do bate-papo “Cenário Musical Brasileiro: uma reflexão sobre o momento atual musical no Brasil, suas manifestações, sua divulgação”.  Ana Paula da Silva já lançou seis álbuns e realizou turnês dentro e fora do Brasil. Dentre os prêmios da musicista estão Caixa Cultural, Prêmio Pixinguinha e Prêmio Destaque Cultural do Ano como a artista catarinense que mais fez shows fora do Brasil (2013), e Melhor Cantora no Prêmio da Música Catarinense (2015).

Em “Miragem - Performance de Música Eletrônica Orgânica”, o pianista e compositor Diogo de Haro, de Florianópolis, apresenta uma performance sonora/musical que parte da matéria do som eletrônico produzido em instrumentos de síntese analógica, combinados aos timbres do piano acústico e do piano eletromecânico. Ele traz um impressionismo de fusões eletroacústicas que insinuam um estado de consciência fluida em que os âmbitos da materialidade e da imaginação entrelaçam-se. Apresenta a alternância não periódica entre translucidez e opacidade de espessas nuvens de ruído, que sugerem a existência de certos objetos sonoros hora encobertos, hora parcialmente desvelados. Mas essas emergências harmônicas e rítmicas podem ser reais ou imaginárias. Ou elas ainda podem existir em uma realidade híbrida onde se perderam os limites entre mente, sentidos e realidade concreta. (Classificação Livre)

No bate-papo ao final da apresentação, Diogo aborda a “A Síntese Analógica como Catalisadora do Processo Criativo em Música”, com uma exposição do processo de criação do concerto “Miragem” e seus desdobramentos. Explorador de sonoridades eletrônicas, Diogo de Haro é pianista de formação clássica, mestre em práticas interpretativas – piano pelo programa de pós-graduação em música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Como compositor é autor de trilhas sonoras para documentários, filmes, animações e espetáculos de dança.

Assessoria de Imprensa Sesc/SC - Departamento Regional

Sarah Goulart | Alessandra Carvalho