Notícias

[Evento] Festival Internacional de Cinema Socioambiental no Cine Mussi

Postada em 08/11/2017 às 13:37:41

Interação:

[Evento] Festival Internacional de Cinema Socioambiental no Cine Mussi
Debate é sobre a importância do papel do ser humano na condução do destino do planeta.

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental  - Planeta.doc - estabelece no Brasil uma janela para exibição e premiação de documentários, programas de televisão e animações que revelem o avanço do conhecimento sobre o funcionamento da Terra, como sistema vivo e promovam a reflexão sobre a sociedade contemporânea. 

Em Laguna., a mostra está sendo realizada pelo Sesc, em Parceira com a Udesc, no Cine Teatro Mussi, até o dia 12 de novembro, com entrada gratuita.  (veja a programação abaixo)

Os documentários irão discutir sobre hortas urbanas, qualidade de vida, alimentos geneticamente modificados, falta de peixe nos oceanos e energia nuclear.

O festival visa difundir temáticas relacionadas à preservação da vida, aos desafios da sustentabilidade e às soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural.

Lança o desafio de pensar a sociedade atual de forma transdisciplinar para traçar linhas de reconexão que evidenciem a importância do papel do ser humano na condução do destino do planeta.

Com impacto nacional e internacional, o festival prima por estender a discussão sobre a sustentação da vida na Terra, a fim de promover a mudança de olhares e paradigmas, replicando as inovações que possam beneficiar a sociedade humana e a biodiversidade do planeta. 

Programação

08/11 (quarta) – 20h – Filme: ORTOBELLO

Cine Mussi / Gratuito /Documentário/ 10 anos 

Debate com estudante Tiago Lohmann, do Curso de Arquitetura da UDESC.

Direção Marco Landini e Gianluca Maracon. BRA, 32’.

Sinopse: Na Casa Del gufo, um centro social para idosos, localiza-se o palco para o troféu “ortobello”, o primeiro concurso de beleza para hortas.a competição é uma oportunidade para falarmos das hortas urbanas e seus protagonistas. 

 

09/11 (quinta) – 14h – Filme: NAQUELA ÉPOCA E HOJE

Cine Mussi / Gratuito /Documentário/ 10 anos

Direção Luiz Adelmo. BRA, 80’.

Sinopse: Quanto o aspecto qualidade de vida tem sido levado em conta nas metrópoles brasileiras nas últimas décadas? 

 

09/11 (quinta) – 20h – Filme: GENETICAMENTE MODIFICADOS

Cine Mussi / Gratuito / Documentário/ 10 anos 

Debate com Professora Patrícia Sunie, do Curso de Engenharia de Pesca da UDESC.

Direção Jeremy Seifert. EUA, 83’.

Sinopse: Este documentário segue a busca de um pai para responder à pergunta “Com o quê alimentamos nossas famílias?” e avalia os riscos dos organismos geneticamente modificados.

 

10/11 (sexta) – 14h – Filme: DESERTO LÍQUIDO

Cine Mussi / Gratuito/ Documentário/ 10 anos 

Debate com Professor Davi Dantas, do Curso de Engenharia de Pesa da UDESC.

Direção Alba Azaola e Daniel Carrasco. ESP, 69’.

Sinopse: Gravado na Espanha, Mauritânia e Senegal, Deserto Líquido analisa alguns problemas da sobrepesca relacionados com o esgotamento dos peixes e a exploração de novos espaços

 

10/11 (sexta) – 20h – Filme: UM DIA VI 10.000 ELEFANTES

Cine Mussi / Gratuito/ Documentário/ 10 anos  

Direção Alex Guimerà e Juan Pajares. ESP, 76’.

Sinopse: AngonoMba, um octogenário guineano rememora a expedição entre 1944 e 1946, quando percorreu a Guiné espanhola documentando a vida na colônia e buscando um misterioso lago, onde segundo contava uma lenda africana, se podiam ver juntos 10.000 elefantes. 

 

11/11 (sábado) – 20h – Filme: VOZES DE CHERNOBYL

Cine Mussi / Gratuito/ Documentário/ 10 anos 

Direção de Pol Cruchten. LUX, 86’

Sinopse: Este filme não trata de Chernobyl, mas sim do mundo de Chernobyl, em relação ao qual sabemos muito pouco. Relatos testemunhais sobreviveram: cientistas, professores, jornalistas, casais, crianças. Todos falam de suas antigas vidas cotidianas, e depois da catástrofe. Suas vozes formam uma suplicação, longa e terrível, porém necessária, que cruza fronteiras e nos estimula a questionar nosso status quo.

 

12/11 (domingo) – 20h – Filme: PLANETA OCEANO

Cine Mussi / Gratuito/ Documentário/ 10 anos  

Debate com professor Guilherme Pieri, do Curso de Engenharia de Pesca da UDESC.

Direção Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitiot. FRA, 90’.

Sinopse: O filme captura extraordinárias imagens dos nossos oceanos – a fonte de toda a vida do nosso planeta. Filmado por Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitiot, este documentário pretende desvendar alguns dos maiores mistérios naturais do planeta, enquanto reforça o quão essencial é à humanidade aprender a viver em harmonia com os oceanos. 

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias