[Meio Ambiente] Inaugurada a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Laguna

Postada em 09/11/2017 às 17:42:57

Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (09) a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Laguna, vinculada ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí e executado pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Udesc.

O local escolhido para a implementação da unidade foi um terreno da universidade, localizado na praia do Gi, região central do município de Laguna, ao lado do Restaurante-escola. O prédio foi construído em um terreno doado pela Prefeitura de Laguna à Udesc em 2013.

O prefeito Mauro Candemil salientou que incentiva sempre a educação e a pesquisa e acredita que este espaço vá contribuir muito com resgate dos animais de Laguna e região. "Fico muito gratificado por estar participando deste momento".

Autoridades da região e representantes da Univali, Udesc, Petrobrás e Ibama estavam presentes para o corte da fita e o descerramento da placa de inaguração.

O espaço será usado para resgate, tratamento e reabilitação de aves, répteis e mamíferos marinhos e terá uma equipe de profissionais de Biologia, Medicina Veterinária e Oceanografia, servirá de pronto-atendimento de animais marinhos resgatados em praias da região de Laguna que estejam doentes ou tenham entrado em contato com lixo ou poluição humana.

O prédio de 600 metros quadrados está dividido em dois espaços particulares: um laboratório para tratar de animais vivos e o outro para para fazer necrópsias. O local também conta com salas para educação ambiental, laboratórios de pesquisa, escritórios administrativos, alojamento e sistema de tratamento e de coleta de água da chuva. As soluções sustentáveis e econômicas seguem resolução do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), enquanto o projeto arquitetônico foi planejado pelo escritório-modelo Módulo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna.

Acadêmicos de Engenharia da Pesca e de Ciências Biológicas (Biologia Marinha e Biodiversidade) da Udesc Laguna terão aulas no local, que receberá ainda excursões de estudantes de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages.

A obra da unidade de estabilização, que teve orçamento de R$ 718 mil, foi custeada pela Petrobras como parte de uma condicionante ambiental da extração de petróleo e gás natural do pré-sal e integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. A Udesc também receberá verbas posteriormente para fazer a manutenção da estrutura em Laguna.

O Projeto de Monitoramento

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos. A Univali é a responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral.