[Agenda] Sábado tem evento hip hop em Laguna

Postada em 10/11/2017 às 13:42:58

[Agenda] Sábado tem evento hip hop em Laguna

Expressão cultural da periferia vai ser cantada, grafitada, e ouvida neste sábado, a partir das 14h, na Semana Municipal do Hip Hop. A concentração ocorre na praça ao lado do Ginásio da Udesc. O rap gospel Thiagão vai participar do encontro. Ele é um fenômeno nacional, por levar para as letras das músicas das palavras de superação e fé, "Só tua graça me basta" e "Deus é mais" são alguns dos seus sucessos.

Tom Calvário e Máfia dos Insanos mostraram a força do hip hop. Artistas do grafite irão colorir o evento.

O local é conhecido por ser o palco do projeto Batalha Garibaldi, duas vezes por mês, partir das 16h, adeptos da cultura Hip Hop se reúnem para uma disputa, onde vence quem faz a melhor rima de improviso.

Em Laguna, uma lei foi criada 1.559/13 intitulando a Semana Municipal do Hip Hop. O movimento começou a ser desenvolvido no município, a partir do ano de 1998, onde muitos grupos de Rap, MC´s, DJ´s, B.Boys, B.Gilrs, grafiteiros e militantes não mediram esforços para dar continuidade ao movimento.

O coordenador geral da Cufa/Laguna Vinicius Billy descreve o movimento cultural do hip hop, como artístico, político e social, onde aproxima os jovens aliados de todos os mecanismos de emancipação, indicando formas criativas de superar a segregação social e valorizar a presença afrodescendente.

Segundo ele, o Hip Hop tem conseguido informar a sociedade sobre a relevância do movimento ; conscientizar o povo da periferia sobre sua cidadania; oportunizar a arte aos jovens e resgatar vários destes jovens da iminência de vícios e da violência, sensibilizando também aqueles que estão neste rumo.

Os organizadores acreditam que as populações provenientes das periferias têm voz que precisam ser ouvidas, enfim, participar enquanto atores sociais do espaço público, ou melhor, conquistar um espaço político.