[Museu] Casa de Anita passa por manutenção

Postada em 10/11/2017 às 16:03:07

[Museu] Casa de Anita passa por manutenção

A edificação que abriga o Museu Casa de Anita, desde seu último restauro, nunca passou por manutenção preventiva ou curativa. Por este motivo a Prefeitura de Laguna por meio da Fundação Lagunense de Cultura fechou o local no dia 11 de outubro e desde lá tem orçado os serviços listados de forma emergencial, dentro dos trâmites possíveis da legislação municipal.

De acordo com a museóloga Mirella Honorato, a cobertura da edificação começou a apresentar problemas de infiltração, que, no geral são comuns em telhados com este tipo de inclinação e telhas, pois deslocam-se e quebram, principalmente pela trepidação causada pela passagem de veículos na via, necessitando de revisões periódicas. "Após estas infiltrações, a Supervisão de Patrimônio, visando a salvaguarda do acervo e a manutenção da cobertura, fechou a casa à visitação, para que o projeto possa ser executado", explica.

Como o imóvel possui salvaguarda Federal foi protocolado no IPHAN o projeto emergencial de manutenção do telhado, que obteve parecer favorável em 6 de novembro. No projeto, segundo Mirella, também estão inclusos o conserto das aberturas, que encontram-se em estado avançado de degradação, principalmente as portas,e o conserto dos rebocos das paredes afetadas pela infiltração.

O presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodrigues Filho, salienta que a equipe está trabalhando para que a Casa possa ser reaberta para a temporada de verão, disponibilizando este importante local e acervo à população e aos visitantes. "Agradecemos a compreensão de todos, pois estamos trabalhando para que os procedimentos a serem executados estejam de acordo com a lei de tombamento e possam ser feitos com qualidade. Compreendemos o anseio da população a respeito da agilidade do processo todo, porém, informamos que não podemos pular as etapas necessárias. Estamos à disposição para esclarecimentos e empenhados em preservar a cultura lagunense e sua materialidade", finaliza.