Notícias

[Meio Ambiente] Laguna terá uma usina de energia Termosolar

Postada em 17/11/2017 às 07:59:21

Interação:

[Meio Ambiente] Laguna terá uma usina de energia Termosolar

Laguna receberá uma usina de geração solar inovadora. O projeto de inciativa da Eletrosul teve a solicitação do prefeito Mauro Candemil. Agora, Laguna foi escolhida para receber a primeira usina Termosolar do Brasil, através de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Através da Eletrosul, responsável por realizar o projeto e a chamada pública, uma empresa (a CSP Brasil) foi contratada para execução deste projeto inovador.

O prefeito Mauro Candemil esteve reunido nesta quinta-feira (16) com representantes da diretoria de engenharia e do gabinete da Eletrosul. Além da apresentação do projeto, o grupo fez uma visita na área do Porto Pesqueiro, para estudar a viabilidade de instalação da usina nesta área.

“Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastacer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, explica Candemil.

A usina ocupará uma área de aproximadamente 1,5 hectare.

O investimento será em torno de R$15 milhões. Recursos já destinados através do P&D ANEEL.

O que é uma usina termosolar?

Termosolar é uma termoelétrica que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade. Diferente do sistema fotovoltaico tradicional.

Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade através de uma turbina ou motor.

A tecnologia que será utilizada na Termosolar, em Laguna, será através de cilindro parabólico.

É uma energia totalmente limpa e renovável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias