[Governo] Secretário de Estado da Saúde diz que Hospital de Laguna deve passar por auditoria

Postada em 01/12/2017 às 15:16:12

Na tarde de quinta-feira (30), o Secretário de Estado da Saúde, Vicente Augusto Caropreso esteve reunido com o prefeito de Laguna e diversas outras autoridades.

No encontro se fizeram presentes: Odimar Pires Pacheco - Presidente do Sindicatos dos Médicos da Região de Laguna, Luiz Felipe Remor - Secretário Executivo da 18º ADR Laguna, Sra. Luciana Fernandes Pereira - Secretária de Administração e Fazenda Municipal, Gustavo Sant'ana - assessor jurídico e Osmar Vieira – Vereador.

Ao se pronunciar o Prefeito Municipal Mauro Vargas Candemil mencionou os diversos problemas que o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos vem enfrentando e que desde o ano de 2010 aguarda a implantação da UTI.

Mauro lembrou ainda que muitos repasses não são feitos à entidade pela falta de CND's – Certidões Negativas de Débitos, disse que a Prefeitura vem repassando rigorosamente em dia os valores conveniados, um na ordem de R$ 75.000,00 para pagamento da hora plantão dos médicos e outro na ordem de R$ 19.000,00 para o pagamento do médico anestesista.

Portanto, a questão da paralisação não é de responsabilidade do município, pois, em todos os momentos que esta administração foi procurada, tentou da melhor forma possível auxiliar a entidade. “Precisamos saber qual a real situação do hospital, pois ao que tudo indica, é uma questão de gestão", concluiu o prefeito.

O Presidente do sindicado dos Médicos da Região da Laguna, Dr. Odimar Pires Pacheco sugeriu que deva haver uma ampla reformulação no Hospital e se necessário for, começar do zero, é momento de se tomar medidas enérgicas.

Odimar diz que o correto é que haja uma interversão e que se faça de imediato uma auditoria para verificar todas as causas do problema.

O Vereador Osmar Vieira tem a mesma opinião e alegou que se trata de má gestão e, sem dúvida, é necessário que seja auditado, “sabemos que os recursos municipais são repassados, só não sabemos a que fim se destina” concluiu.

Após ouvir atentamente, o Secretário de Estado da Saúde, Vicente Augusto Caropreso, como exemplo, citou dois hospitais de sua cidade, Jaraguá do Sul, segundo ele, um tem plena gestão e não apresenta nenhum problema, porém, o outro, caminha com muita dificuldade, da mesma forma que o Hospital de Laguna. A diferença está exatamente na administração, pois quem não entende do negócio “saúde” tem que sair fora, é necessário atuar, enxugar a máquina e administrar de verdade, com pouco gasto e bom atendimento. "O negócio da medicina deve ser tratado como um verdadeiro negócio. De nada adianta ter um elefante branco inoperante, é preciso saber quais alas deverão estar abertas e identificar qual a potencialidade do Hospital", frisou.

O Secretário se propôs buscar alguns recursos para o próximo ano, sem mencionar valores, porém, salientou que essa sangria deve ser atada e para isso disponibilizará sua gerente de gestão a fim de potencializar a entidade e identificar os problemas através de uma auditoria, sem isso, o problema continuará se arrastando.

Ao finalizar, foi questionado sobre a UTI e sem pestanejar disse que a abertura da Unidade de Terapia Intensiva será como dar um tiro no escuro. Essa UTI é inviável para o município.

O Presidente do sindicato dos Médicos Odimar lembrou que o Sindicato tomou todas as providências e informou os demais hospitais da região, o Corpo de Bombeiros, juízes e promotores sobre a paralisação do hospital de Laguna, garantiu que os casos de atendimento aos pacientes já internados, continuarão com seus respectivos atendimentos assim como também os casos de urgência e graves, os demais casos serão encaminhados aos hospitais da região.