Notícias

[Educação] Professores do PNAIC e Novo Mais Educação promovem socialização

Postada em 06/12/2017 às 15:41:04

Interação:

[Educação] Professores do PNAIC e Novo Mais Educação promovem socialização
Professoras do Pequeno Cisne apresentaram a história Menina Bonita do Laço de Fita. (imagem: Decom)

Elas são artistas, produtoras teatrais, dançarinas e inclusive educadores. Na terça-feira, dia 5, no auditório da Udesc, os professores do Programa Alfabetização na Idade Certa e Novo Mais Educação subiram no palco e apresentaram os projetos desenvolvidos na sala de aula, com criatividade e superação. Tudo para atrair o interesse dos pequenos. 

A troca de experiências e ideias envolveu os professores da rede municipal da educação infantil e do Governo do Estado, com o projeto Novo Mais Educação. 

Teve contação de histórias, máscaras de dona Aranha, coelhas, meninas de tranças e arco-íris. 

A secretária municipal de educação, Karmensita Almeida; gerente regional da educação, Mario Matias Alano; supervisão de gestão escolar, Deise da Silva Santos; coordenadora regional do PNAIC Sueli Vieira e coordenadora local, Edna Cristina abriram o evento. 

"Uma ótima oportunidade para aprender juntas. É um caminho importante para a qualidade na educação", salientou a secretária Karmensita. 

A academia de dança Studio Voga apresentou trechos do espetáculo a Velha Infância com coreografias dos jovens conectados e os adultos revisitando a infância. Um alerta para a atual sociedade.

Em seguida, os projetos elaborados por professores das escolas Ana Gondin, Comendador Rocha e Jerônimo Coelho foram apresentados. Os educadores participaram das capacitações do  Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar.

Na rede municipal, o Pnaic vem sendo aperfeiçoado em Laguna desde 2015. Neste ano, os professores da educação infantil foram o público alvo. 

O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo assumido pelo Governo Federal, estados e municípios, com o intuito de firmar compromisso de alfabetizar crianças até no máximo oito anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. 

Em Santa Catarina, os educadores da Ufsc coordenam o programa e auxiliam os professores no Estado.

Do Pnaic, os trabalhos foram apresentandos pelas orientadoras Adriana de Souza e Alexandra Carneiro, da Secretaria de Educação. 

Três centros de educação infantil levaran suas experiências para o palco do auditório da Udesc: Laureni Vieira de Souza (Vila Vitória), com as atividades da caixinha de música com a Dona Aranha; Pequeno Cisne (Portinho) com a história da Menina Bonita do Laço de Fita, sobre o respeito pelas diferenças e Chiquinha Gomes de Carvalho (Bananal) com linguagem músical. 

Os educadores das séries iniciais da rede municipal, através de vídeos, mostraram a busca pela qualidade do ensino. 

Os trabalhos ficaram expostos para o público tirar fotos e dúvidas com os professores que desenvolveram as atividades com as crianças. 

A rede municipal atende em média dois mil alunos, em 13 centros de educação e nove escolas.   

Fotos e texto: jornalista Taís Sutero

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias