[Saúde] Hospital de Laguna sela compromisso de retornar suas atividades

Postada em 27/12/2017 às 21:01:27

[Saúde] Hospital de Laguna sela compromisso de retornar suas atividades

O prefeito Municipal de Laguna, Mauro Vargas Candemil, acompanhado por seu vice, Julio Cesar Willemann, convocou na tarde de quarta-feira, 27, a presidente do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Regina Ramos dos Santos, membros da diretoria, do corpo clínico e seus procuradores para junto com o Secretário Executivo da 18ª ADR-Laguna, Luiz Felipe Remor, Secretária de Saúde Valéria Olivier, Secretária de Administração e Finanças, Luciana Fernandes Pereira, Procurador Geral do Município, Antônio dos Reis, Assessor Jurídico, Paulo Cesar Rodrigues, Assessor de Comunicação Ricard Fernandes, Presidente do Sindicato dos Médicos da Região da Laguna, Odimar Pires Pacheco e o advogado do Sindicato Eriel Lopes de Haro para anunciar os repasses para a entidade no valor total de R$ 1.251.000,00.

O governo do estado autorizou a liberação de R$ 400 mil e o governo municipal, mais R$ 851 mil - recursos esses que haviam sido sequestrados pelo Ministério Público -, objetivando retomar os atendimentos médicos, que paralisou em 01 de dezembro de 2017.

Como há uma ação judicial, referente a dívida de R$ 851 mil, o hospital acordou com o poder público municipal uma garantia do imóvel, onde funciona a instituição, no valor de R$ 10.500.000,00. O Hospital também comprometeu-se em saldar toda a dívida com os médicos, atualmente em greve, por não receberem da entidade, em alguns casos, a mais de um ano. Vale lembrar que tal ação judicial se refere a administrações anteriores e que a atual administração vem honrando com seus compromissos religiosamente em dia.

A entidade também comprometeu-se em prestar as contas do valor liberado bem como do montante recebido decorrente do convênio firmado entre a administração pública municipal e o órgão. Ficou acordado que no próximo dia 09 de janeiro se dê início a uma auditoria, através de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. O Presidente do Sindicato dos Médicos da Região de Laguna, Odimar Pires Pacheco, mediador do acordo, relembrou dos compromissos e frisou que os recursos teriam como destinação final o pagamento dos médicos. O Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, Nelson Grisard acompanhado por sua vice presidente e membros do CRM/SC, também marcou presença no encontro e disse ser um bom momento para Laguna, enaltecendo a administração municipal e o governo do estado pela brilhante atitude de, mais uma vez, colaborar com o Hospital e sobre tudo com a classe médica que objetiva sempre um trabalho digno para com a sociedade. Ao final, foi lavrado um Termo de Compromisso de Acordo entre o Poder Público e o Hospital de Laguna o qual foi assinado por todos os presentes, com isso, uma nova reunião foi marcada para as 20:00 horas com os 25 médicos, o sindicato, secretários, prefeito e vice para selarem o retorno das atividades e por fim a greve que se arrasta a mais de vinte dias.