[IPTU 2018] Carnês do IPTU já estão disponíveis

Postada em 02/01/2018 às 14:53:54

[IPTU 2018] Carnês do IPTU já estão disponíveis
O contribuinte não mais receberá o carnê em sua casa.

Os carnês do IPTU 2018 já estão disponíveis e deverão ser retirados via internet ou na Secretaria de Administração Fazenda, na Centro Administrativo Municipal, na rua Oswaldo Cabral, no centro histórico, ao lado do Cine Mussi, 13 ás 19 horas. O contribuinte não mais receberá o carnê em sua casa.

A primeira cota única de pagamento, com 20% de desconto, vence no dia 22 de janeiro. A segunda, com 15%, no dia 22 de fevereiro. Também pode ser realizado o parcelamento em até 6 vezes, com vencimento da primeira parcela em 09 de fevereiro e as próximas de 2 em 2 meses. O documento pode ser pago até o vencimento na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, caixas eletrônicos e agências lotéricas.

O IPTU é a mais importante fonte de renda para o Município, quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios para a população. A receita oriunda do IPTU tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes, destinando a receita para saúde, educação, desenvolvimento social, limpeza e outras áreas de interesse público. Além do mais, tem a finalidade de promover a cidadania na medida em que alerta para a responsabilidade de todos os cidadãos no financiamento dos gastos públicos.

"O IPTU 2018 está disponível desde o 1º primeiro dia útil do ano. Isso não acontece há pelo menos 10 anos", salienta secretária de Administração Luciana Pereira.

Entenda como retirar o carnê pela internet

O contribuinte que optar por retirar o boleto do IPTU na internet, deve acessar o site www.laguna.sc.gov.br. No lado direito da página, na categoria Cidadão Web, clique em 2ª via carnê do IPTU. Lá, será solicitado o código do imóvel, número que pode ser encontrado no antigo carnê. Outra forma do contribuinte encontrar o código do imóvel é a seguinte:

No mesmo site da prefeitura, logo abaixo da 2ª Via do IPTU, tem a opção Situação do Contribuinte. Lá você pode digitar o seu CPF ou CNPJ e então é disponibilizado o Total Devido em Débitos. Na sexta coluna (Refer) você encontra o código do imóvel. Retorne à página principal e siga o processo através da opção 2ª via do carnê do IPTU.

Após digitar o número do código do imóvel, clique no ícone próximo e em seguida novamente clique em próximo. Ali, o contribuinte encontrará a situação do imóvel, dívidas ativas e as opções de pagamento do imposto.