[Meio Ambiente] Guarda Municipal notifica veículos estacionados sobre dunas

Postada em 03/01/2018 às 15:07:54

[Meio Ambiente] Guarda Municipal notifica veículos estacionados sobre dunas
Dunas do Mar Grosso / Foto: Gisele Elis

No verão, quando milhares de turistas visitam as praias de Santa Catarina, as dunas costumam sofrer com o pisoteamento sobre a vegetação de restinga e até tráfego ou estacionamento de veículos.

Na semana passada, a Guarda Municipal de Laguna notificou todos os carros que estavam estacionados em cima das dunas na região dos Molhes da Barra. Alguns foram removidos pelo guincho e os proprietários podem responder por crime ambiental.

A vegetação de restinga que fica sob as dunas é área de preservação permanente, ou seja, deve obrigatoriamente ser preservada. Qualquer dano é caracterizado crime ambiental, sujeito a multa.

A restinga é um ecossistema fundamental na contenção do avanço do mar, no combate à erosão e às enchentes, protege a orla e é o habitat para diversas espécies da fauna local.

De acordo com a legislação ambiental é dever do município ordenar, fiscalizar o trânsito e promover a preservação do meio ambiente.

Entenda a importância das dunas:

- Protegem as estruturas urbanas (posto de guarda-vidas, estrada, etc) diante da força das ressacas marítimas, das marés e da erosão costeira;

- Mitiga a erosão pluvial (água da chuva), fazendo com que a água escoe para a praia de forma mais lenta;

- Manutenção da largura da faixa de areia da praia (sem dunas frontais, não há deposição de areia, e sim erosão, reduzindo a largura da faixa de areia da praia);

- Reposição de areia nas bancadas das praias, favorecendo a formação de boas ondas para a prática do surfe (que gera qualidade de vida para a comunidade local e atrai o turismo, além de todo um mercado comercial específico);

- Melhora as condições estéticas e paisagísticas da praia;

- Relaciona a região com conceitos como: organização, preservação, respeito ambiental, etc, aumentando o valor turístico e o reconhecimento do trabalho da gestão municipal;

- Mantêm o ecossistema (habitat) para diversas espécies da fauna local.