Notícias

[Cultura] Processo de restauro e ressignificação da Casa de Anita foi aprovado pelo IPHAN

Postada em 03/01/2018 às 17:31:53

Interação:

[Cultura] Processo de restauro e ressignificação da Casa de Anita foi aprovado pelo IPHAN
De acordo com a chefe do escritório técnico do IPHAN de Laguna, Ana Paula Citadin, o restauro abrangerá as duas edificações do terreno do museu. (Imagem: Decom)

O projeto de restauro e ressignificação do museu Casa de Anita foi aprovado. A notícia foi dada pelo Escritório Técnico do IPHAN em Laguna, que encaminhou o projeto com o objetivo de captar recurso federal. Se tudo correr como esperado, as obras devem iniciar no final do mês de março de 2018. ​Atualmente está em fase de captação de propostas das empresas para licitação.

De acordo com a chefe do escritório técnico do IPHAN de Laguna, Ana Paula Citadin, o restauro abrangerá as duas edificações do terreno do museu. “Incluirá restauração da cobertura, forro, assoalhos, esquadrias, tratamento externo da vegetação, acessibilidade, reforma dos banheiros, reforma interna dos expositores. Além da construção de um terceiro local, onde será construído um quiosque com a intenção de instalação de uma cafeteria para os visitantes. Será uma obra bem completa”, explica.

Por este motivo, visando economizar o valor de R$ 30 mil reais, a Fundação Lagunense de Cultura decidiu realizar o cancelamento da contratação do serviço de reparação do museu Casa de Anita - que foi licitado no mês de dezembro, que incluía: corrigir falhas estruturais da cobertura da edificação, correção das imperfeições relacionadas ao revestimento das paredes e retificação das esquadrias.

O presidente da Fundação Márcio Rodrigues Filho frisa que os reparos realizados pela empresa vencedora do processo licitatório seriam apenas pontuais e paliativos. "A intenção era deixar a casa apta para visitação. Então, para evitar retrabalho e visando economia de recursos públicos, decidimos aguardar o início deste reparo completo que agora segue para fase de elaboração do termo de licitação".

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias