Notícias

[Pesca] Malha de rede utilizada na pesca do peixe Parati será alterada para pescadores profissionais

Postada em 16/01/2018 às 17:08:47

Interação:

[Pesca] Malha de rede utilizada na pesca do peixe Parati será alterada para pescadores profissionais
Reunião aconteceu na sede da Secretaria de Pesca

A Secretaria de Pesca realizou uma reunião nesta segunda-feira (15) juntamente com a Polícia Militar Ambiental, Pastoral da Pesca e pescadore artesanais para definir a redução da malha utilizada na captura do peixe Parati, reduzindo-a de 7cm para 5cm.

Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental, Omar Maroto, já existe um projeto nesta área desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. “A captura deste peixe na malha 5cm só é permitida por pescadores profissionais e por isso realizaremos um trabalho de educação ambiental junto aos pescadores para demonstrar que a redução da malha não causará danos à espécie”, afirma.

Conforme o comandante, o trabalho de educação ambiental será realizado somente com os pescadores profissionais que pescam o Parati. “É proibida a captura de outras espécies com a malha 5cm, caso isso ocorra, as outras espécies devem ser devolvidas ao seu habitat imediatamente”.

Ficou definidio no encontro que em relação aos pescadores informais, o trabalho da Polícia Ambiental será ostensivo, no sentido de apreensão do material de pesca, produto e até mesmo a embarcação, se necessário, com todas as outras providências cabíveis.   

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias