Notícias

[Esgoto] Redes clandestinas são identificadas em operação no Farol

Postada em 06/02/2018 às 18:48:31

Interação:

[Esgoto] Redes clandestinas são identificadas em operação no Farol

Aconteceu na tarde desta terça-feira (06), uma operação coordenada pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) juntamente com a Fiscalização de Obras, Fiscalização da Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras do município e técnicos Casan.

O objetivo da operação foi identificar uma denúncia recebida no dia 2 de janeiro referente ao aparecimento de esgoto na praia do Farol, após a construção da nova rodovia. No dia 3 de janeiro foi enviado fiscais que constataram água com mal cheiro sendo desembocada na praia. 

"Após pedido do prefeito organizamos esta operação, onde abrimos, junto com toda a equipe algumas bocas de lobo. Na terceira vistoriada foi verificado que a rede pluvial antiga que descia do primeiro morro do Farol estava sendo ligada na rede pluvial nova feita pela rodovia, por isso o esgoto estava saindo na praia", explica o presidente da Flama Patrick de Souza.

De acordo com Patrick, esta boca de lobo identificada foi lacrada e consequentemente a drenagem com esgoto não deverá mais ir para a praia. "Primeiro problema foi solucionado. Agora o segundo ponto é identificar todas as ligações clandestinas - onde o esgoto é ligado na rede pluvial, que ainda existem no local".

O presidente explica que uma nova operação deverá ser realizada nos próximos meses para identificar cada ligação clandestina, mas salienta que os  próprios moradores ou donos de imóveis da Praia do Farol precisam se conscientizar, pois estão poluindo a própria praia que utilizam. "Eles precisam fazer tratamento de esgoto individual, com fossa ou sumidouro". Importante salientar que, após a identificação das ligações clandestinas, a residência ou comércio serão multados e os processos serão encaminhados ao Ministério Público Federal para fortalecer a ação.

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias