Notícias

[Carnaval] Bonecas e Musas iniciam as comemorações para o Rei Momo

Postada em 09/02/2018 às 15:04:08

Interação:

[Carnaval] Bonecas e Musas iniciam as comemorações para o Rei Momo
As Bonecas e as Musas mostraram seus talentos. (imagem: Marco Bocão)

Os artistas e as polêmicas do Brasil atual invadiram o imaginário dos candidatos do concurso Musa, Boneca e Marchinhas do Bloco da Pracinha, na noite de quinta-feira, dia 8, na abertura do carnaval de Laguna, no bairro Magalhães, berço do carnaval de rua do município. 

A tradicional entrega da chave da cidade para o rei Momo pelo prefeito Mauro Candemil marcou o início da festa, depois os intérpretes das marchinhas soltaram a voz. O presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodriguês Filho e o secretário de Turismo, Evandro Carneiro, também marcaram presença. 

O chargão "Não dá fácil não", levou a disputa pela melhor marchinha com o tema "País Corrupção", de Renato Demétrio, com críticas ao panelaço e questionando a posição dos meios de comunicação. Foi aplaudido pelo público. 

Em segundo lugar, outro tema controvérsio no Brasil:"Seu Gilmar", um trocadilho com as manchetes dos jornais dos últimos dias sobre o judiciário nacional, de autoria Edgar Ribeiro de Carvalho. 

A brincadeira com o esfregão de limpar o chão de uma amiga soltou risos da platéia, conquistando o terceiro lugar, a "Marcha da Peludinha", veio da criatividade de Hélio Cabral. 

Dez composições disputaram o trofeú Antônio Carlos Silva, o Bronze, o concurso foi apresentado pelo artista lagunense Thiago Santiago. 

Em grande estilo, a performace de Babulu Amorim, anunciou que o concurso mais aguardado pelo público iria começar: Musa e Boneca. A apresentadora oficial, chegou de Cleopatra Dalila acompanhada de seus ajudantes. 

As bonecas arrasaram teve Anita, Jojo Todynho, Pablo Vittar, Valeska, Ludmilla, e outros, tudo com coreografias "lacradoras" e muita purpurina, a bandeira do arco-irís, símbolo da diversidade, foi levantada e o recado sobre o respeito lembrado. 

O marceneiro e pescador nas horas vagas, Carlos Manoel Vieira, 60 anos, do bairro Campo de Fora, interpretou o hit "Corpo Sensual", do Pablo Vittar, com meia arrastão e peruca loira, é a boneca de 2018. "Minha esposa me arrumou. Ela arrasou", contou orgulhoso.

A Garota da Laje, de Edson Felix, levou o segundo lugar, com hits dos melhores funks e paradas de sucesso, com muito dourado e glitter. 

Emerson Cândido preferiu dar um alerta para a situação dos professores e sua valorização. Na soma dos jurados, a interpretação ficou em terceiro. 

Diversidade

As musas, artistas com mais técnicas de maquiagens, figurinos e estilos, mostraram a beleza e desenvoltura da diversidade. Subiram no palco exigindo respeito. 

A vencedora Trinity Fox, criação do professor de dança Arnaldo da Silva Aurélio, deixou o seu recado "Minha vontade de subir no Palco, é mais forte que seu preconceito", dizia o tema da performance. 

A sereia Priscilla, montada com cores vibrantes, cabelo rosa e muitos cílios, criação de Arildo da Silva Júnior, ficou em segundo lugar.

A aposentada Ana Claudete, 76 anos, gosta de bater fotos com as "divas", como costuma dizer. O preconceito ? Ela diz que aprendeu a respeitá-los. " Na minha juventude a gente não podia falar nada e nem perguntar. Hoje a gente pode conhecer muitos mundos", conta. 

O concurso das Musas e Bonecas é realizado desde a década de 90 pela diretoria do Bloco da Pracinha. 

A folia volta para a praça, no domingo, dia 11, com a multidão atrás do trio elétrico da Pracinha, que receberá outros trios para não deixar o público parado. A concentração começa às 16h, com previsão da saída do trio para o Mar Grosso, às 17h. Neste dia de carnaval, mais de 100 mil pessoas estão sendo aguardadas. O Bloco da Pracinha completa em 2018, 40 anos de fundação. 

O evento conta com apoio do Governo do Estado, através do Funturismo. 

Musa  

3º - ELISON SILVA DA FONSECA (EMY MINOGUE)

2º - ARILDO DA SILVA JUNIOR Do Mar para o Carnaval de Laguna: Os Encantos de Priscilla

1º ARNALDO DA SILVA AURÉLIO JUNIOR (TRINITY FOX) "

Boneca 

3º EMERSON CÂNDIDO DA SILVA  Professora: a profissão que faz todas as profissões

2º EDSON FELIX DA SILVA (NAJÉDINA) Garota da Laje

1º CARLOS MANOEL VIEIRA (CARLOS CRAQUE) Dublagem ‘Pablo Vittar

Marchinhas 

3º Hélio Cabral  - Marcha da Peludinha

2º Edgar Ribeiro de Carvalho - Seu Gilmar

1º Renato Demétrio - País Corrupção

 

Texto: jornalista Taís Sutero 

Fotos: Marco Bocão

 

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias