[Dia do Artesão] Criatividade para transformar matéria-prima comum em arte

Postada em 19/03/2018 às 15:41:11

[Dia do Artesão] Criatividade para transformar matéria-prima comum em arte
(Imagem: Ilustração) 19 de março - Dia do Artesão

As mãos talentosas ajudam a transformar materiais, que normalmente não se dá valor, em verdadeiras obras de arte. O artesão usa sua criatividade para bordar, pintar, costurar e esculpir, e comercializar seus produtos em diferentes espaços como feiras, mercados ou centros de artesanato.

Comemorado nesta segunda-feira (19), o Dia Mundial do Artesão nos remete a importância desta profissão que faz da cultura de um povo ser refletida em diversos produtos.

Em Laguna, misturado a imensidão de histórias da cidade, o turista gosta de levar uma boa recordação para casa da viagem. A opção no município é a Casa das Artes, localizada no Centro Histórico. No local estão à disposição diversos itens de artesanato regional que enche os olhos de quem visita.

É possível encontrar também, durante todo o ano, no segundo domingo de cada mês, na Praça da Matriz, a Feira Livre. Os visitantes encontram muita variedades. São em média 30 artesãosque expoem seus talentos, criatividade e culinária. Os preços e produtos variam, com valores acessíveis. O artesanato é confeccionado e vendido pelos próprios produtores. Encomendas são aceitas e com uma sortida variedade.

O prefeito Mauro Candemil aproveita a oportunidade para parabenizar os artesãos. “Sabemos do talento necessário para criar coisas inimagináeis. Através da nossa Fundação Lagunense de Cultura  temos trabalhado para valorizar e estimular ainda mais esses profissionais", salienta.

A Prefeitura tem apoiado os artesãos oferecendo avaliação para emissão gratuita da Carteira Nacional do Artesão de do Trabalhador Manual, toda quarta-feira mediante agendamento, das 14 às 18 horas, na sede da Fundação Lagunanse de Cultura. Para os interessados o serviço é oferecido mediante agendamento, que podem ser feitos na recepção da Fundação ou pelo telefone (48) 3646-2542.