[Cultura] Inscrições para oficina gratuita de conservação e restauração do patrimônio encerradas

Postada em 28/03/2018 às 15:52:46

O presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodrigues Filho entregou na última semana ao Arquiteto e Urbanista, João Paulo Schwerz as inscrições dos candidatos para a Oficina gratuita: "Da teoria à prática: Curso de capacitação para conservação e restauração de bens imóveis no Centro Histórico".

As inscrições foram encerradas com lista de espera.

A homologação dos inscritos será divulgada no dia 2 de abril e está a cargo de competência dos organizadores elencarem os selecionados.

As aulas serão gratuitas e acontecerão no auditório do Iphan, no Centro Histórico, aos sábados. Com aulas teóricas pela manhã e prática à tarde.

Professores e conteúdo

Dia 7 de abril - "Panorama geral de preservação de bens culturais e leitura de projetos de restauração", com Marinas Canas Martins

Dia 14 de abril - "Centro Histórico e suas principais patologias", com Matilde Villegas e Vladimir Stello

Dia 21 de abril - Argamassas , com Isabel Kanan

Dia 28 de abril - Cores/tintas, com Cristiane Biazin

Dia 5 de maio - Telhados, com Marcos Borges

Técnicas de recuperação

O projeto foi idealizado e confeccionado pelos pesquisadores Aline Bastos e Indio Vignes e o professor e arquiteto João Paulo Schwerz, convidado para auxiliar na coordenação, preparação do projeto e execução.

O projeto “Da teoria à prática: Curso de capacitação para conservação e restauração de bens imóveis no Centro Histórico de Laguna-SC”  foi contemplado no Segmento Educação Patrimonial, do Prêmio Anderle, e tem por objetivo transferir conhecimento sobre as técnicas de recuperação e manutenção dos prédio tombados na cidade de Laguna.

O curso terá sua turma dividida entre funcionários da Prefeitura Municipal de Laguna, Corpo Acadêmico da Udesc Laguna e sociedade civil que atua na área.

O projeto tem apoio da Fundação Lagunense de Cultura, da Prefeitura Municipal de Laguna e do IPHAN – SC.