[Cultura] Laguna promoverá o I Festival Literário Lagunense

Postada em 02/04/2018 às 15:01:39

[Cultura] Laguna promoverá o I Festival Literário Lagunense
Reunião ocorreu no gabinete do prefeito Mauro Candemil. (imagem: Decom)

A data prevista para a realização do I Festival Literário está agendada entre os dias 26 a 29 de julho de 2018, como um dos principais eventos em homenagem ao dia da Imprensa e aniversário da cidade juliana.

O projeto está a todo vapor e contemplará uma série de atividades tais como: leitura, criação, artes, contação de causos e outros, envolvendo as escolas, universidades de Laguna e toda a região (públicas e particulares), assim como, também toda a comunidade lagunense por possuir um rico patrimônio artístico/cultural.

A presidente do Instituto da Cultura e Educação, professora Sueli Brandão, esteve reunida com o prefeito Mauro Vargas Candemil na última semana, juntamente com a secretária de Educação Karmensita Almeida Cardoso; secretário de Turismo, Evandro Flora; presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodrigues Filho; secretária de Administração e Fazenda, Luciana Pereira, e membros da equipe de gabinete para definirem todos os detalhes do evento.

O objetivo é garantir a adultos, jovens e crianças o amplo contato com a literatura, por meio de exposição de obras literárias dos mais diferentes gêneros, tendências, autores e editoras do Brasil.

Proporcionar ao público o contato com os escritores e ilustradores através de encontros, bate-papos, debates e exposições no espaço da Feira.

Garantir aos educadores e interessados nas mediações da leitura, a oportunidade de participação em atividades que funcionem como um modelo de educação continuada.

Incentivar a criação literária por meio de concurso, tanto para escritores catarinenses e especialmente lagunenses.

“Uma feira com este princípio e propósito exige pesquisa, discussão e avaliação para definir o que se pretende deste evento, que exigirá planejamento para a organização que inclua a definição de conceito, projeções, programação e escolha de participantes e escritores”, disse o prefeito de Laguna Mauro Vargas Candemil acenando positivamente para a realização do evento.