Mil e duzentos trabalhadores estão cadastrados no Sine para construção da ponte de Cabeçuda

Postada em 25/08/2011 às 19:41:37

Em Barbacena foram cadastrados 43 trabalhadores.
No último levantamento do Sine de Laguna 1.200 mil trabalhadores estão cadastrados para as vagas que serão disponibilizadas com a construção da ponte de Cabeçuda, devido a duplicação da BR-101.

Na próxima semana, membros do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego estarão reunidos com diretores da empresa Camargo Corrêa, responsável pela obra.

De acordo com a assistente social do Sine de Laguna, Elizandra Tesaro, o encontro será para tirar dúvidas e definir quais as próximas etapas em relação ao recrutamento de trabalhadores.

Serão necessárias o preenchimento de vagas para deficientes, assim como, jovem aprendiz.

O Sine, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, já esteve cadastrando famílias nas localidades da Vila Vitória e Barbacena, atendidas por programas sociais da prefeitura em parceria com o Governo Federal. Próxima oportunidade de cadastro será no bairro Portinho, dia 6 de setembro.

A empresa aguarda liberação de licenças para dar início a construção da ponte, que irá durar em média de quatro anos.

Sobre a obra:

A ponte sobre o canal de Laranjeiras deverá custar R$ 597 milhões.

O projeto será dividido em quatro etapas. Primeiro será feita a fundação no solo embaixo da ponte. As escavações terão 2,5 metros de diâmetro e serão protegidas por camisas metálicas. A mais profunda de todas ficará a 75,8 metros de profundidade.

As estacas serão armadas com vergalhões de concreto e, depois, preenchidas com concreto. Serão quatro equipes trabalhando ao mesmo tempo, em pontos diferentes da ponte.

A segunda etapa da obra será a construção dos pilares de concreto. Numa terceira fase, será feita a colocação dos mastros, com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte.

Em cada lado dos mastros serão instalados 15 cabos, totalizando 60, que terão a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura. Por último, a obra entra em fase de acabamento, quando são colocadas as proteções laterais, pavimentação e pintura de faixas.