Piloto Marronzinho morre durante treino. Governo municipal decreta luto oficial.

Postada em 26/06/2012 às 15:20:31

O piloto lagunense de motocross João Paulino Júnior, 29 anos, o Marronzinho, morreu na manhã desta terça-feira em acidente durante os treinamentos em São José, na Grande Florianópolis. Atualmente, competia na MX1.

O prefeito Célio Antônio decretou luto oficial de três dias. “Perda lamentável, jovem piloto que tinha muito ainda o que viver. Um légitimo representante de Laguna, por onde passava levava o nome da cidade”, disse Antônio.

O velório está acontecendo no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, no centro histórico. O corpo chegou em Laguna por volta das 21h30min desta terça-feira. A missa de corpo presente será às 15h desta quarta-feira. O enterro acontecerá a partir das 16h, no cemitério da Irmandade de Santo Antônio.

O acidente aconteceu na pista do Bairro Potecas, São José. De acordo com depoimento do piloto e amigo Djohny Aquino que estava no local no momento do acidente foi uma queda fatal “.... sétima volta, devido certamente por um problema mecânico sua moto revirou para frente. Fizemos de tudo, chamamos emergência e demos primeiros socorros, mas o trauma era grave, não quis acreditar quando vi que não tinha mais sinais vitais”, escreveu ele na rede social.

O piloto se preparava para a quinta etapa do Brasileiro, que será disputada em Mato Grosso no próximo fim de semana. Natural de Laguna, desde a infância era incentivado pelos pais ao esporte.

O piloto treinava na Grande Florianópolis desde o início do ano, quando trocou de equipe e patrocinadores.

Tri-campeão brasileiro, Marronzinho foi um dos nomes mais expressivos do motocross de Santa Catarina. Neste ano, disputava provas do brasileiros de Motocross, Superliga Motocross e Arenacross. Todos na categoria MX1, a mais disputada. Casado com Luiza Zanini, pai de um menino. A família mora no município. O piloto dividia a semana entre os treinos, amigos e Laguna.

Redes sociais e por toda a cidade, parentes e amigos lamentam a perda de um lagunense que levava o nome da cidade por onde corria.

A carreira de João Paulino como atleta teve um início oficial em 1991, quando foi, ainda criança, campeão catarinense na categoria 50 cilindradas. De lá pra cá foram mais de dez títulos em diversas categorias do Motocross — os principais em 2005, 2006 e 2008, anos em que acumulou os títulos de campeão brasileiro de Motocross na categoria MX1. O título mais recente fora conquistado em 2010, quando Marronzinho foi Campeão da Superliga Brasil de Motocross na MX1.

Marronzinho tinha como ídolos o catarinense Milton Becker, também conhecido como Chumbinho, e o americano Ricky Carmichel. O competidor era muito querido por familiares e admiradores dentro do mundo do motocross.

Confira a lista completa de títulos oficiais de Marronzinho:

2010 – Campeão da Superliga Brasil de Motocross na MX1
2009 - Campeão paranaense de motocross na MX1