Notícias

[Ambiental] Projeto realizará exposição sobre espécie de golfinho ameaçado de extinção

Postada em 16/12/2013 às 15:25:10

Interação:

[Ambiental] Projeto realizará exposição sobre espécie de golfinho ameaçado de extinção

O Projeto Toninhas realizará, de 7 a 10 de janeiro, na praia do Mar Grosso, a Caravana da Toninha.

Nestas caravanas são expostos moldes da espécie Toninha, fotos e banners sobre este tipo de golfinho. Além disso, serão distribuídos materiais de divulgação do projeto.

O objetivo é divulgar esta espécie, considerada uma das menores do mundo .

Saiba mais:

De acordo com estimativas do Projeto Toninhas, mais de dois mil indivíduos desse tipo de golfinho morrem todos os anos na costa brasileira em razão de capturas acidentais com redes de emalhar.

O projeto é mantido pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e tem apoio da Udesc Laguna no monitoramento do trecho sul do Litoral de SC e também na organização desta caravana. 

Sobre a toninha

A toninha (Pontoporia blainvillei) é uma espécie de golfinho de pequeno porte que vive nas águas costeiras e, por ser bem discreta, não costuma se aproximar de barcos.


Mamífero marinho mais ameaçado do lado ocidental do Atlântico Sul, é a única espécie brasileira de golfinho que corre risco de extinção por causa da alta mortalidade provocada por atividades humanas e do lento ciclo reprodutivo, de 11 a 12 meses, que resulta em um filhote a cada um ou dois anos.

A Baía da Babitonga, que fica no Norte de SC e tem o maior manguezal do Estado, é a única no mundo que abriga uma população residente de toninhas, com cerca de 50 espécimes.

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias