Notícias

[Pesca] Balizamento do complexo lagunar irá ordenar pesca com aviãozinho

Postada em 08/09/2014 às 16:45:31

Interação:

[Pesca] Balizamento do complexo lagunar irá ordenar pesca com aviãozinho
Jefferson Oliveira da Epagri mostra como serão as boias

O balizamento do complexo lagunar sul nas áreas de pesca com aviãozinho, previsto em lei federal, irá sair do papel. A primeira de uma série de reuniões com os pescadores profissionais artesanais foi realizada na comunidade de Barreiros, em Pescaria Brava. O objetivo desses encontros, segundo o responsável pelo complexo lagunar sul da Epagri, Jefferson Oliveira, é buscar apoio e organizar os pescadores para colaborarem nesse processo. “O balizamento da lagoa será o marco zero da pesca do camarão, porque depois disso começaremos o ordenamento pesqueiro de todo complexo”, destaca.

Todas as áreas já foram demarcadas por aparelho GPS, no trecho que compreende de Garopaba do Sul ao Rio D´Una, em Imaruí. Serão colocadas cerca de 400 boias de sinalização laranjas. Segundo Oliveira, elas são confeccionadas exclusivamente para uso da Epagri, com marcação e numeração do Ministério da Pesca.

“Atualmente o complexo lagunar está desordenado e por isso não tem fiscalização correta. Com o balizamento, a pesca do camarão com aviãozinho só poderá ser feita dentro das área demarcadas. Fora desse espaço será considerado pesca predatória e a polícia ambiental irá multar”, explica o responsável pelo projeto na Epagri.

A próxima reunião será realizada na comunidade da Pontinha das Laranjeiras. Ao todo serão cerca de 30 reuniões. Enquanto isso, a Epagri finaliza o projeto para captação de recursos junto ao Ministério da Pesca para a compra e instalação das boias.

O projeto tem apoio da Polícia Ambiental, Ibama, Marinha, Ministério da Pesca, Governo Municipal, Udesc e Colônia de Pescadores de Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Imaruí e Jaguaruna.

Saiba mais:

As boias de sinalização serão sustentadas com cabo de aço, revestido com uma mangueira sob um cano de 1,70 metros de altura, a partir do substrato da lagoa.

Pesca com aviãozinho:

A rede conhecida como “aviãozinho”, é propícia à baixa profundidade das lagoas, inferior a dois metros. A baixa profundidade, por outro lado, favorece o desenvolvimento do camarão.

A técnica utiliza redes com argolas e luz à bateria, para atrair o crustáceo. À noite, as lagoas são cobertas de luzes.

Serviço:

Telefone da Epagri: 3647-7786

Imagens da matéria

>> Visualizar imagens para download

Mais notícias