Notícias

[Pesca] Porto de Laguna poderá ser vinculado ao Ministério da Pesca

Postada em 20/05/2015 às 11:34:20

Interação:

[Pesca] Porto de Laguna poderá ser vinculado ao Ministério da Pesca
Prefeito Everaldo, Helder Barbalho e Edinho Bez

O prefeito Everaldo dos Santos se reuniu, nesta terça-feira (19) em Brasília, com o Ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho, acompanhado do deputado federal Edinho Bez, para tratar da transferência de vínculo do Porto de Laguna, atualmente ligado à Secretaria Nacional dos Portos, ao Ministério da Pesca.

O objetivo é beneficiar a pesca em Laguna e todo o sul do país, transformando o terminal pesqueiro em referência em toda região. “Isso irá beneficiar a atividade pesqueira e toda cadeia produtiva, com ganhos em produtividade”, afirma o prefeito.

Saiba mais sobre o Porto de Laguna:

O Terminal Pesqueiro de Laguna é responsável por 40% da economia do município, recebendo em seu cais grandes embarcações carregadas com toneladas de pescados, que são comercializados pelas empresas do município e comercializadas para as cidades da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  

O setor pesqueiro gera milhares de empregos, a partir da atividade em alto-mar, também trabalhadores autônomos e comerciantes, principalmente, empresas de beneficiamento de pescado, que atuam com importação e exportação.

A história do porto iniciou na década de 40, com as instalações portuárias em Laguna para a exportação de carvão, devido a Segunda Guerra Mundial na Europa. A partir de 1969 foram realizadas adaptações para outras finalidades como a pesca. 

Já o Terminal Pesqueiro de Laguna foi criado em virtude da lei de modernização dos portos brasileiros nos anos 90, é uma empresa de economia mista, vinculada à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Secretaria Especial de Portos da Presidência da República. 

 

Mais notícias