---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saúde
Retorno do transporte coletivo é adiado por falta de informações do governo do Estado

Publicado em 05/06/2020 às 18:28 - Atualizado em 05/06/2020 às 19:00

A volta do transporte coletivo na região da Amurel foi adiado para o dia 15 de junho, em assembleia geral extraordinária da associação realizada por videoconferência na tarde desta sexta-feira (5). A região até está sexta-feira tinha 695 casos de Covid-19.  

 

Inicialmente prevista para a segunda-feira, a retomada não acontecerá porque o governo do Estado ainda não disponibilizou a ferramenta de dados técnicos que deveria ter sido apresentada esta semana, segundo compromisso do próprio governo estadual.


A medida se faz necessária para que os municípios tenham a cautela necessária para lidar com esse momento delicado da saúde pública, diante da pandemia do coronavírus.


A ferramenta visa a classificação por nível de risco e apontará a prioridade de atuação na área da saúde. Ela é indispensável para o acesso de dados que subsidiará a elaboração de um protocolo de ação e retomada do transporte coletivo.

 

A Amurel criará neste final de semana, através de ato administrativo, um comitê extraordinário de acompanhamento da pandemia na região. Este grupo será composto por um representante da Vigilância Epidemiológica de cada município, a fim de analisar os dados sanitários e viabilizar o retorno desta atividade até o dia 15 de junho.


Com base no trabalho deste comitê e nos dados a serem disponibilizados pela ferramenta do governo do Estado serão elaborados os protocolos, que precisarão passar pela validação da Vigilância Sanitária Estadual e do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes).

 

Fonte: Comunicação/Amurel