---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Aspectos físicos

Publicado em 19/07/2017 às 16:03

Latitude 28º28'57" sul e a uma longitude 48º46'51" oeste

 

Temperatura

Média anual é de 19,70c, máxima absoluta em torno de 36,30c e mínima de 16,50c, entretanto no inverno a mínima registrada é de 5,2º C. Com predominância de vento sul, sudeste e nordeste.

 

Pico

Na região noroeste, os morros Grande e Bananal possuem elevações que chegam  220 metros. Já a leste aparecem morros e morrotes, Morro da Glória e Morro da Passagem da Barra, com 120 metros de elevação.

 

Em Laguna, no limite com o Oceano Atlântico, encontra-se os grandes elevatórios do Cabo de Santa Marta Grande, Ponta da Galheta, Ponta da Barra e Ponta do Gi. Junto às lagoas de Imaruí e Santo Antonio, há o registro da Ponta da Laranjeira e Ponta do Daniel

 

Hidrografia

As principais bacias hidrográficas do sul do estado de Santa Catarina são as dos rios Tubarão e D’una, sendo que o Rio Tubarão é o principal contribuinte do aporte fluvial no Complexo Lagunar do Sul Catarinense. Nasce na encosta da serra geral no município de Lauro Muller, após percorrer uma distância de 120 Km e drenar uma área de 5.640 Km2 com vazão média estimada em 50 metros cúbicos.

 

Laguna divide-se em três microbacias hidrográficas: a de Itapirubá, localizada na porção nordeste do município junto a linha da costa; a bacia do rio Jaguaruna, rio Congonhas e rio da Madre, localizada na porção oeste e a bacia do rio Sambaqui Pequeno e Córrego do Matuto fazendo divisa com o município de Capivari de Baixo.

Destaca-se um conjunto de lagunas, sendo as principais, a Lagoa de Santo Antonio com uma área de 33,85 Km², a Lagoa de Imaruí com área de 86,32 Km², a Lagoa do Mirim com área de 63,77 Km², a Lagoa Santa Marta e a Lagoa do Camacho com área de 22,94 Km². Estas lagoas são interligadas e têm nas barras de Laguna e Camacho suas únicas ligações com o oceano Atlântico. A barra de Laguna tem maior dimensão e é o acesso ao porto pesqueiro do município. Além destas lagoas existem outras em menor proporção que são a Lagoinha Primeira, Lagoinha Segunda, Lagoa do Lino, Lagoa Gamboa dos Paus, Lagoa Gamboa Grande, Lagoa da Manteiga e Lagoa do Ribeirão Pequeno. 

 

Vegetação

Diversificada, típica de Mata Atlântica e também com áreas de restinga e mangue. Algumas espécies nativas da região: Bromélias, butiazeiro, coqueiros, gerivá, ipê amarelo, aroeira, araçá, pitanga, taquareira, palmito, xaxim, canela, etc