---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Assistência Social e Habitação

Entidades privadas

Atualizado em 12/04/2018 às 17:17

Quem são as entidades e organizações de assistência social?

As entidades e organizações de assistência social são aquelas sem fins lucrativos e parceiras da administração pública no atendimento às
famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, que integram a rede socioassistencial junto aos
entes federativos (órgãos gestores) e os conselhos de assistência social, formando o Sistema Único de Assistência Social. (MDS, 2018)

Acustra

A Associação Cultural Social e Terapêutica da Região da AMUREL, é uma organização da sociedade civil fundada em 2007, inscrita no CMAS, que atua na área de Segurança Pública e Assistência Social, a partir do atendimento de apenados, egressos e suas famílias, bem como a comunidade do entorno onde a instituição está instalada.

No âmbito da Assistência social, desde 2012 a ACUSTRA oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo a cerca de 70 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos nos turnos matutino e vespertino, desenvolvendo atividades como: visitas domiciliares da equipe técnica da Unidade à família do usuário; Reuniões com grupos de famílias dos usuários; Palestras; Oficinas; Reforço Escolar; Atividades recreativas; Discussão de casos com outros profissionais da rede; Atividades com participação da Comunidade.

Com profissionais contratados e voluntários, a instituição conta com 10 profissionais ligados diretamente à oferta do SCFV, desenvolve junto às crianças e adolescentes atividades como: Oficinas sobre temas transversais (saúde, meio ambiente, cultura, esporte, etc.); Oficinas sobre direitos e programas sociais; Atividades intergeracionais; Atividades com participação da comunidade; Atividades de arte e cultura (dança, teatro, música e etc); Artesanato (bijuterias, pintura em tecido, bordado, crochê, etc.); Atividades recreativas e/ou lúdicas; Atividades de inclusão digital; Exibição de filmes ou documentários; Orientações sobre higiene e cuidados pessoais; Passeios; Reforço escolar

A oferta do SCFV é realizada em espaço cedido pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, onde são desenvolvidas também as outras atividades da instituição. Para manutenção do serviço, a entidade conta com convênios com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, eventos e campanhas para captação de recursos.

 Saiba mais: https://pt-br.facebook.com/ong.acustra/

 

Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, é uma instituição não governamental de abrangência nacional, que mantém em Laguna a Escola Especial Solar da Ternura desde 1972, atendendo crianças e adultos com deficiência mental e algum grau de dependência, tendo entre suas finalidades estatutárias “prestar serviço de habilitação e reabilitação ao público definido no inciso I deste artigo, e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e para suas famílias;”

A instituição presta serviços nas áreas de saúde, educação especial e assistência social. Na Assistência social, a Escola Solar da Ternura atua na área de habilitação e reailitação da pessoa com deficiência, atendendo simultaneamente cerca de 120 pessoas, sendo 60 beneficiários do BPC.

O horário de funcionamento é 5 dias por semana, 8 horas por dia, de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13. às 17:30h, sendo que a maioria dos usuários frequenta o serviço todos os dias disponíveis. A equipe que atende os usuários conta com assistente social, pedagogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, outros profissionais de nível superior, nível médio e fundamental, totalizando cerca de 20 profissionais.

A unidade é própria, tendo sido reformada ainda em 2017, possuindo acessibilidade e espaços adequados às diversas atividades desenvolvidas. A entidade 10 banheiros e 21 salas, muitas delas adaptadas as atividades específicas como: Fonoaudiologia, Psicologia, Médicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Assistência Social; Arte, Produção de Estopa, Sala Informatizada, Atendimento Pedagógico, Oficina Protegida Terapêutica – Marcenaria, Oficina Protegida Terapêutica – Vassoura, Salão Nobre, Cozinha e Refeitório

No âmbito da Assistência social, a instituição desenvolve as ações e a atividades de: Acolhida e escuta inicial; Estudo social; Orientação sobre acesso ao BPC; Orientação sobre o acesso a outros benefícios; Orientação e apoio para obtenção de documentação pessoal; Orientação para realização de cadastro no CadÚnico; Elaboração de Plano de Acompanhamento Individual e/ou Familiar; Oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização; Encaminhamento para a rede de serviços socioassistenciais; Encaminhamento para os serviços da rede de saúde; Encaminhamento para política de educação; Encaminhamento para serviços/Unidades das demais políticas públicas; Encaminhamento para órgãos de defesa de direitos (Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Tutelar etc.); Acompanhamento dos usuários encaminhados para a rede; Registro de informações em prontuário; Elaboração de relatórios sobre casos em acompanhamento; Visitas Domiciliares; Atividades com a família do usuário; Mobilização dos usuários para acesso ao serviço; Apoio e orientação aos cuidadores familiares; Orientação sobre tecnologias assistivas; Orientação e apoio nos autocuidados; Palestras e Oficinas envolvendo a comunidade.

Além disso, no âmbito de outras políticas públicas, a entidade oferece: Atendimentos Médicos; Atendimento Odontológico; Terapia Ocupacional. Fisioterapia; Fonoaudiologia; Atendimento Clínico em Psicologia; Atividades Esportivas; Atividades Artísticas e Culturais (musicalização, dança, teatro, entre outros); Artesanato; Provisão de Órtese e Prótese.

Para sua manutenção, a instituição mantém parcerias com órgãos e entidades como: Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, Fundo Municipal de Assistência Social – Programa Apoio à Pessoa com Deficiência; Fundo Municipal de Saúde; Fundo Municipal de Assistência Social; Secretaria de Estado, Educação e Desporto – Fundo Social, Poder Judiciário (Setor de Serviço Social Forense) – Comarca de Laguna, Prefeitura Municipal de Laguna – Educação e Saúde (professores, Neurologista e Dentista).

 Saiba mais: http://laguna.apaesc.org.br/

 

Asilo Santa Isabel 

Fundado em 1949, o Asilo Santa Isabel é uma instituição filantrópica vinculada à Ordem das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, instituição religiosa, que oferta o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos em Instituição de Longa Permanência. Entre seus objetivos estatutários, destaca-se o “Amparo a idosos carentes, que se encontram em situação de abandono, de modo gratuito, com alojamento, alimentação, vestuário, assistência e saúde e espiritual, bem como outras atividades apropriadas, proporcionando-lhes o melhor bem-estar possível.


Funcionado em imóvel próprio, a instituição atende atualmente à 32 pessoas, entre idosos e pessoas com deficiência, oferecendo atendimento e atenção integral nas áreas de saúde e assistência social. No âmbito da Assistência Social, o Asilo desenvolve seguintes atividades: Palestras / oficinas; Elaboração de relatórios técnicos sobre casos em acompanhamento; Passeios com usuários; Promove contato e a participação da família na vida do usuário; Promove atividades com participação da Comunidade; Promove a participação das pessoas acolhidas em serviços, projetos ou atividades existentes na comunidade.

A estrutura da unidade é composta por 01 sala de administração, 01 sala para reuniões, 01 sala para atendimento técnico especializado, 01 sala de estar e convivência grupal, 20 dormitórios para os acolhidos, 10 banheiros para acolhidos, 5 banheiros para funcionários, área de recreação interna e externa, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia e enfermaria.

Toda a unidade possui acessibilidade, sendo grande parte dentro das normas da ABNT. Quanto ao quadro de recursos humanos, a instituição conta com coordenador, 11 auxiliares de serviços gerais, 01 apoio administrativo, 01 nutricionista, 01 enfermeira e 11 cuidadores.

Saiba mais: http://irmasbeneditinasdp.com.br/site/asilo-santa-isabel/

 

Centro de Ensino Hermon

Implantando em 2004, o Centro de Ensino Hermon é uma unidade da Fundação Hermon que atua nas áreas de Educação, Esporte e Assistência Social. No âmbito da Assistência Social desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos.

Entre suas finalidades estatutárias, destacam-se “V- Instalar e manter centros de desenvolvimento esportivo, social e cultural que ensejem plena interação aos corpos discentes e docentes, funcionários, familiares e comunidade em geral; III- O implemento de condições que garantam ao educando o pleno exercício de seus dieitos como sujeito ativo e em processo de desenvolvimento através: A) da expressão e da formação de sua identidade sócio política cultural; B) da elaboração e apropriação de sua autonomia; C) da garantia de seu bem estar e de sua saúde; D) da garantia de livre expressão, manifestação de sua criação e de seu imaginário; E) do movimento, do contato com a natureza e da expressão corporal em espaços amplos; F) da brincadeira, da teatralidade, da musicalidade, da poesia, da historicidade e das artes plásticas; G) da atenção individual enquanto ser social; H) da aplicação de suas experiências e de seus conhecimentos da realidade local e global, especialmente no campo sócio-econômico, mormente nas áreas: de turismo, de pesca, avícola, agrícola e cultural.

Atualmente, a instituição atende cerca de 100 crianças e adolescentes no SCFV nos turnos matutino e vespertino, desenvolvendo realizando Palestras; Oficinas; Reforço Escolar; Discussão de casos com outros profissionais da rede; Atividades com participação da Comunidade. Junto às crianças e adolescentes a instituição oferta Atividades de arte e cultura (dança, teatro, música e etc); Artesanato (bijuterias, pintura em tecido, bordado, crochê, etc.); Atividades recreativas e/ou lúdicas; Atividades de inclusão digital; Exibição de filmes ou documentários; Orientações sobre higiene e cuidados pessoais; Passeios e; Reforço escolar.

O quadro de profissionais vinculados diretamente ao SCFV é composto por 02 educadores sociais com formação em pedagogia, 01 educador físico, 01 apoio administrativo, 02 auxiliar de serviços gerais e 01 cozinheira.

Saiba mais:http://fundacaohermon.com.br/unidades

 

Mamãe e Bebê

A Associação de Voluntárias Mamãe e Bebê é uma instituição que atua na área da Saúde e Assistência Social. No âmbito da Assistência Social, a instituição atua na concessão de benefícios eventuais, auxílio natalidade, na orientação e apoio à gestante em situação de vulnerabilidade social, bem como na defesa e garantia de direitos das gestantes e puérperas.

Entre seus objetivos estatutários, destacam-se I - Proporcionar assistência social para mãe gestante, orientação da saúde médica e pediátrica; II - Proporcionar a orientação educacional e jurídica de interesse suplementar; III - Acompanhamento do aleitamento materno e da segurança alimentar e nutricional da gestante e do recém nascido e da própria família da gestante; IV- Promoção do voluntariado no combate à pobreza.

A entidade conta com um quadro de aproximadamente 15 voluntárias, funcionando em espaço anexo ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, dispondo de 01 sala e 01 banheiro. Grande parte das atividades são desenvolvidas em espaços cedidos ou locados, nas unidades públicas de saúde e no domicílio das usuárias, onde são atendidas em média, 20 usuárias/mês.

Para sua manutenção, a entidade conta com parcerias com iniciativa privada, parceria com a Assistência Social, parceria com a Saúde (centro materno infantil, médicos e ESFs), realização de cafés coloniais, campanhas e rifas.